Conte sua história › Natachia Kuroda › Minha história
Gostaria de contar a história de meu pai, japonês que imigrou do Japão para o Brasil em 1957.
YOTARO KURODA foi filho de Yasuco Kuroda & Yoshio Kuroda, ela mestre de cerimônia do chá e professora de IKEBANA (Soguetsu), ele professor da escola para a aristocracia japonesa GAKUSHU-IN.
Nascido em 1927 na cidade de Tokyo, iniciou o curso de Ikebana aos 7 anos de idade, cursou medicina na Faculdade de Medicina de Tokyo, mas não concluiu, foi ex-combatente da segunda Guerra Mundial pilotando o avião de caça Zero-sem.
Imigrou para o Brasil em 1957 com a sua primeira esposa e em seguida se engajou na Sociedade Cultural e Artística através do BUNKYO.
Em São Paulo, onde viveu por 7 anos, destacou-se na socialite Paulistana da época, para a qual introduziu o novo estilo de arranjos florais, SOGETSU RYU. Na época o seu ateliê se localizava na rua Sete de Abril, no centro de São Paulo.
Por motivos particulares mudou-se para a cidade de Londrina, estado do Paraná. Casou-se pela segunda vez em 1965 e lá continuou sua carreira, dando aulas, fazendo exposições e arranjos florais para eventos sociais na região do Paraná.
Entre 1967 ~1969, na gestão Costa e Silva fez a apresentação da Cultura Japonesa para a Sociedade Paranaense em Curitiba onde recebeu os cumprimentos pessoais do então presidente da República Gen. Costa e Silva.
Ele faleceu em outubro de 1972. Eu, minha mãe e meus 2 irmãos sentimos muito esta perda. Mas soubemos assimilar a experiência de vida que nos deixou. Hoje, eu vivo em São Paulo, o caçula vive em Tokyo e a minha irmã em Londres. Por isto, gostaria deixar este relato como uma homenagem a sua memória.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil