Conte sua história › Alec Ichiro Ito › Minha história
“Ninguém no mundo faz algo por amor, é tudo por interesse. No máximo, só sua mãe fará algo por amor por você, e ninguém mais”.
Prof. Charles
Sou nipo-brasileiro nascido em São Paulo, terra da garoa, dos becos imundos, do céu cinzento e, especialmente nesse ano, dos milhares de Sanos, Onos, Yamamotos, Katayamas e itos que aqui moram.
Minha mãe é a caçula de dez (!) irmãos e irmãs que moravam na pacata e interiorana cidade de Guararapes. É uma grandiosa e honorável mulher de meros 1,50 metros (talvez até menos), de gênio forte e apaixonada pelo trabalho e estudos, dos quais se dedica arduamente para dar conforto para que eu e meu irmão vivermos confortavelmente.
Meu pai é senhor de 57 aninhos de idade, nascido na zona leste de São Paulo, numa daquelas colônias rurais montadas por imigrantes japoneses que queriam preservar os bons e velhos costumes da terra natal. (até hoje em dia, meu pai fala que japonês gosta de coisa de japonês). Até onde eu sei, ele morava numa pequena e paupérrima fazendinha, onde seu pai plantava goiaba, pêssego e ameixa.
Como já disse, tenho um irmão também. Ele faz o tipo “japa nerd”, ou seja, é meio bobão, não para de rir e se reclui nos estudos. Por outro lado, é também muito simpático e atencioso, sendo, no fim, muito “gente boa”
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil