Conte sua história › Adriana Antunes Yamamoto › Minha história
Meu avô, Shoichi Yamamoto, nasceu em Kumamoto-ken. Ele chegou no Brasil em 1927 de navio, cujo nome era "Hawai- Maru".
Minha avó, Tsuya Yamamoto, também nasceu em Kumamoto-ken. Ela chegou ao Brasil em 1933 de navio, cujo nome era "Montevideo".
Uma semana antes de embarcarem para o Brasil eles tomaram conhecimento das nossa língua e costumes.
Meu avô ao chegar aqui foi direto para Birigui, para trabalhar em uma lavoura . A sua cidade já estava pré-deteminada.Trabalharia em fazendas. O chamaris para vinda ao Brasil, era que teriam moradia e trabalho, mas a realidade era outra, ele não tiveram nem alojamento.
Minha avó, que chegou aqui com 11 anos, enquanto os pais e irmãos mais velhos iam para a lavoura, ela ficava em casa tomando conta dos dois irmãos mais novos.
Com o passar dos anos meus avós se mudaram para o Bexiga, aqui em São Paulo, onde abriram uma tinturaria. Por volta dos anos 60, a família dos meus avós resolveram fechá-la.A vida deles foi e é uma batalha constante, meu avó faleceu em 1999.
Minha avó continua viva tentando manter as tradições orientais, ainda é imigrante, prefiriu não naturalizar-se brasileira.
Desta união nasceram 5 filhos, um deles, meu pai, Yasumasa Yamamoto, fala japonês fluentemente e trabalha em uma construtora Japonesa.
Meu pai casou-se com uma brasileira e desta união nasceram três filhos mestiços, os sanseis.
Tenho muito orgulho da minha descendência e das coisas que aprendi com os meus avós. É uma lição de vida.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil