Conte sua história › Carlos Nakao › Minha história
Tive recentemente uma grande prova do carinho que o povo brasileiro tem pelo povo japonês: o programa “O Aprendiz 3”. Fui um dos 16 participantes escolhidos para participar deste programa, que é de fato um dos processos de seleção mais rigorosos do Brasil, e tive o privilégio de terminar como 6º colocado. Obtive uma grande projeção perante o público, fui reconhecido pelas ruas e elogiado por diferentes pessoas em diversos locais do Brasil. Tive a alegria de ser abordado por um sem número de telespectadores e fãs do programa, que fizeram questão de dar seu apoio e seu carinho, que reconheceram minha postura como ética e leal. Fico feliz em ter honrado o nome de minha família em um programa de grande projeção nacional. Fico feliz pela oportunidade de ter projetado o povo japonês perante o público brasileiro.
Atualmente trabalho como executivo financeiro em grandes empresas. Observo que nosso país, apesar de todos os graves problemas que enfrenta, tem crescido em pontos importantes e as oportunidades surgem todos os dias para profissionais aguerridos e determinados. Minha formação cultural e acadêmica tem me ajudado bastante a progredir no mercado corporativo. Mas acima de tudo, minha origem familiar e a postura que aprendi a ter desde a infância, têm iluminado meu caminho de sucesso.
Minha vida vem sendo muito feliz. Sou profundamente grato a todos os meus antepassados e em especial aos meus avós que trouxeram nossa família para o Brasil. Embora não sejam mais vivos, sei que eles sabem da gratidão que todos nós descendentes sentimos pela coragem, ousadia e perseverança demonstrada na imigração.
Hoje, os descendentes de japoneses colhem com alegria os frutos deste movimento migratório. Agradeço a todos os japoneses que com coragem, amor e ousadia trouxeram seu trabalho e suas vidas ao Brasil. E agradeço profundamente ao povo brasileiro pelas demonstrações de carinho e respeito que nós, nipo-brasileiros, recebemos diariamente.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil