Túnel da Paulista
2007

vejá mais em:
www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.p...

Pintura dos muros do túnel da Paulista homenageia a colônia japonesa
Os artistas elaboraram um painel com 430 metros lineares e um total de 2.200 metros quadrados. As ilustrações do Projeto Olhar Nascente foram criadas com base na história e na cultura do Japão. A intervenção de graffiti começou na madrugada do dia 27 e foi concluída neste domingo.

Os grafites são uma comemoração dupla
O complexo viário das avenidas Dr. Arnaldo, Paulista e Rebouças, conhecido como o “túnel da Paulista”, foi palco – e tela – para o pontapé inicial das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil e parte dos festejos dos 453 da Cidade de São Paulo. O prefeito participou neste domingo (28/01) do programa Olhar Nascente, que elaborou o maior mural de graffiti da América Latina, obra realizada por cerca de 140 artistas, e teve apresentações da cultura japonesa e de hip hop, com música e dança, entre outras performances. O prefeito esteve no local entre 16h30 e 17h10.

A grafitagem marca a comemoração dos 453 de São Paulo e também faz parte dos festejos da imigração japonesa no Brasil, que completa 100 anos em junho de 2008. Os artistas elaboraram um painel com 430 metros lineares e um total de 2.200 metros quadrados. As ilustrações do Projeto Olhar Nascente foram criadas com base na história e na cultura do Japão. A intervenção de graffiti começou na madrugada do dia 27 e foi concluída neste domingo.

O Brasil abriga a maior colônia nipônica fora do Japão, com aproximadamente 1,5 milhão de representantes, dos quais quase 1 milhão vive na Cidade de São Paulo. A imigração começou em 18 de junho de 1908, quando aportou nas Docas de Santos o vapor japonês Kasato-Maru, que trouxe oficialmente os primeiros nipônicos para o Brasil. Foram 781 japoneses reunidos em aproximadamente 158 famílias.

Desde o ano passado a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria da Juventude, fez uma parceria com os grafiteiros da cidade. Foi instituído o “Fórum de Artes de Rua” e em seguida foi criado o projeto “Galerias ao Ar Livre”, no qual os artistas têm grafitado muros e paredes de prédios públicos. Os objetivos dessas ações são valorizar a arte e o artista de rua e transformar a cidade de São Paulo num veículo público e democrático de difusão artística.

A grafitagem é fruto de parceria entre a Comissão Oficial do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e a Prefeitura, por meio das secretarias de Coordenação das Subprefeituras, Participação e Parceria e Cultura. O evento tem apoio da Associação Paulista Viva.

+ Confira outras notícias no Portal da Prefeitura de S.Paulo

mais nos sites:

www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/noticias/gd260107.htm

www.paintshow.com.br/paintpintura/fevereiro2007_noticia15...