Conte sua história › Fábio Yabu › Minha história
Acho que a geração dos meus avós ainda acompanhava a cultura japonesa, mas meus pais já se adaptaram à cultura brasileira. Meus avós, por exemplo, são budistas, mas meus pais me criaram na religião católica. Mesmo assim, meu interesse no Japão é justamente pelo Zen Budismo. Tanto que se fosse pela primeira vez para lá visitaria os templos budistas no interior e não as grandes cidades.
Ainda há alguma ligação cultural, pois minha avó mistura as palavras entre o português e o japonês. De vez em quando me chama a atenção por estar de pés descalços com a expressão “hadashi”. O Natal, em casa, tem peru e sushi na mesa, e quando meu avô morreu houve missa budista, mas os casamentos da família são na igreja católica.
Também lembro que minha bisavó, Bum Sato, tinha uma coleção de “mangá” que eu folheava sem saber ler qualquer coisa. Gostava dos desenhos.
A referência que eu tenho é que família brasileira verbaliza mais. A japonesa é mais calma, mais interna, falam baixo. Com isso talvez tenha faltado mais conversa entre nós para preservar essas raízes. Meu pai lutava sumô em Pereira Barreto e é muito engraçado. Minha mãe é mais contida. Os dois são professores de matemática. Dá pra imaginar a cobrança sobre nossa educação. Era a “tática oriental de ensino”, muito rigorosa. Só não funcionou mais com eficácia quando comecei o colegial e descobri as garotas. Coisas da idade.
Atualmente minha família está espalhada, com alguns vivendo como dekasseguis, no Japão, em várias províncias. Hoje em dia o jovem tem mais escolhas e acaba não seguindo exatamente a família.
Depoimento ao jornalista José Alberto Lovetro
Fotos: Everton Ballardin e arquivo pessoal de Fábio Yabu
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes
Fábio conta como sua avó materna Hide se casou pela tradição miai (casamento arranjado)
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil