Conte sua história › Fábio Yabu › Minha história
Minha infância foi vivida em Santos, onde não há colônia japonesa e, por isso mesmo, meus amigos eram bastante diversificados. Já na adolescência gostava dos desenhos dos Super-amigos, Cavaleiros do Zodíaco, Super-homem, Batman e Astro Boy. Foi quando criei meus personagens chamados Combo Rangers. Era uma paródia aos Power Rangers, feita para a internet. Consegui sucesso apenas colocando histórias em seqüência, semanalmente, no site. Fui pioneiro nesse negócio de internet. Tive mais de 15 mil acessos por dia e os personagens viraram revistas de banca e outros produtos. Durou até a entrada maciça de “mangas” nas bancas, diminuindo o meu espaço. Tanto que, de seis anos para cá, o desenho japonês virou tão normal que é apenas mais um desenho no mercado.
Minhas novas personagens são As Princesas do Mar: Polvina, Tubarina e Ester. É para um público de 6 a 8 anos de idade e o tema é ecológico. Estou produzindo internacionalmente 52 episódios que já estreou na TV australiana. São baseados nos três livros que já lancei da história delas. As histórias são desenvolvidas aqui no Brasil e animadas na Austrália e na Espanha. Quem sabe um dia elas estarão no Japão?
O fato de evidenciar essa história tão longa dos 100 anos de Brasil e Japão é um resgate que vai levar a um maior conhecimento do passado. Para mim foi ótimo descobrir que meu bisavô Kiyoshi Sato era um artista. Tem um objeto que não sabia que era ele quem tinha feito: um urso com o peixe na boca entalhado em madeira. Tem coisas da família em mim que não imaginava. A gente, jovem, acha que é o centro do universo e não percebe tudo isso. Portanto uma coisa que foi um tesouro incalculável foi descobrir essas origens.
Mexendo nas fotos antigas e descobrindo o passado de minha família é como sentir saudades do que você não viveu. Vi que havia uma página em branco em minha vida. Agora, um dia vou contar tudo isso aos meus filhos.
Depoimento ao jornalista José Alberto Lovetro
Fotos: Everton Ballardin e arquivo pessoal de Fábio Yabu
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes
Fábio conta como sua avó materna Hide se casou pela tradição miai (casamento arranjado)
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil