Conte sua história › Ciro Saito › Minha história
A década de 70 representou uma fase de prosperidade econômica, tanto do Japão como do Brasil. Nesta época havia muitas empresas japonesas em atividade no país, quase o dobro da quantidade existente hoje. O Japão era o terceiro maior investidor estrangeiro no Brasil. Trabalhavam nestas empresas japonesas muitos executivos com visto temporário. Esses executivos, através da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil fundaram a JCI Brasil-Japão. Eu era associado da Câmara de Comércio, representando o Banco Noroeste de Investimento, e um dos poucos que não trabalhava em empresa japonesa.
Os eventos da Câmara atendiam às necessidades dos membros japoneses e estavam relacionados a temas econômicos. Os palestrantes mais requisitados eram o então ministro Antonio Delfin Netto, Affonso Celso Pastore e João Sayad. Sempre havia tradução simultânea com os melhores: Masato Ninomiya e Sandra Murayama.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil