Conte sua história › Ryoki Inoue › Minha história
Meu avô paterno, Harema Inoue, era militar, freqüentava a Academia da Marinha e chegou a ser contemporâneo do famoso Almirante Isoruko Yamamoto, que criou os planos de ataque a Pearl Harbour. Os pais dele eram proprietários rurais da província de Kochi. A família de minha avó, Kanetiyo Kira (nome de solteira) era de samurais. A transição para a era Meiji fez com que a agricultura sofresse muito e, com isso, meu avô precisou abandonar a Academia para ajudar na terra.
Eles continuaram enfrentando problemas de falta de mão-de-obra e não havia nem mesmo quem comprasse o arroz que produziam. Foi nessa época que minha avó começou a produzir papel de arroz (minha esposa, que é escritora e artista plástica, ainda tem um pouco desse papel e o utiliza em suas obras). Mas isso também não era o suficiente para sustentar todas as despesas da propriedade, que acabou sendo vendida por um preço muito baixo.
Em meio a esta situação, surgiu a oportunidade da emigração para o Brasil. Meus avós não vieram na primeira leva, mas na segunda, em 1912. Não tenho muitas informações sobre como foi a viagem, mas sei que foi bem difícil.
O tratamento a bordo não era bom e a comida era completamente diferente daquela a que eles estavam acostumados. Muitos ficaram doentes. Quando chegaram a Santos, foram obrigados a vestir roupas ocidentais, só que do fim do século anterior (século XIX) e as mulheres tiveram de usar sapatos de salto alto, coisa que nunca tinham visto antes. Esse desagradável acontecimento foi por conta de alguma maracutaia do pessoal da imigração que recebeu dinheiro para a compra de roupas. Mas compraram só coisas velhas e usadas. Coisa típica do Brasil, mesmo naquela época...
Observação: Esta história da chegada e da adaptação deles aos costumes brasileiros, eu conto com bastantes detalhes no livro (romance histórico) que escrevi para a Editora Globo, “Saga – A história de quatro gerações de uma família japonesa no Brasil”, lançado em outubro de 2006, justamente visando ao Centenário da Imigração Japonesa, pois descreve os acontecimentos desde 1908 até os dias atuais.
Mais informações: www.ryoki.com.br e www.ryokiproducoes.com.br
Recente entrevista
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil