Conte sua história › Carlos Akira Kato › Minha história
Tomei conhecimento deste fantástico trabalho da Editora Abril há poucos dias. Confesso que já fiquei algumas madrugadas lendo inúmeros depoimentos, histórias da imigração e histórias familiares muito engraçadas.
De tanto ler, a imaginação me remeteu aos meus tempos de infância e de coisas pitorescas e engraçadas que lá vivemos.
Você já levou um "guenkotsu" na cabeça? (Guenkotsu é um tostão com as mãos cerradas na cabeça, que dói muuuito). Esta frase me faz lembrar de um grande amigo, Massatoshi, ou somente Massa, cujo avô gostava muito, ao final da tarde, fumar aquele cigarrinho.
Quase todos os dias brincávamos no quintal de sua casa, e quase todos os dias, nos deparávamos com o seu avô pedindo para que ele fosse buscar o seu cigarro. Sempre entretido com as brincadeiras que estávamos fazendo, corria o Massa ainda meio que distraído e trazia somente o cigarro. De imediato tomava um "guenkotsu" na cabeça e o seu avô gritava... "bakayarôôô"... como eu vou fumar um cigarro se você não traz também o cinzeiro e o isqueiro? "Ki ga tsukan ná... konno Boozu"
É... são os velhos ensinamentos da educação japonêsa. Você desde pequeno era ensinado a pensar adiante e ser sempre perfeito, não errar e se dedicar muito, mesmo que saia sangue..... e tudo isso, sempre sem reclamar uma só palavra. Não era assim? "Ki ga tsuitá ká?"
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil