Conte sua história › Joe Hirata › Minha história
Eu já estava há 5 anos no Japão e já havia participado de muitos concursos de karaokê por lá. Durante 7 concursos consecutivos, eu tirei segundo lugar. Já estava cansado de participar desses eventos. Foi aí que um amigo chamado Teruo Katsuki me chamou para participar do concurso da TV NHK e, apesar de eu falar que não queria mais, ele me inscreveu. Em 1994, eu acabei me classificando na primeira fase. Continuamos juntos e fui passando de fase em fase e, sem ter nenhuma expectativa ou noção da dimensão do concurso, fui adiante e cheguei à grande final em Tóquio.
Quando eu pequeno, eu costumava assistir ao concurso “Kohaku Utagassen”. Era uma disputa musical entre homens e mulheres exibida na TV do Brasil. Aquele palco era maravilhoso! Meu sonho era um dia pisar e cantar naquele palco. Por sorte, a final em Tóquio foi justamente neste palco! Quando pisei lá pensei comigo: “Eu tinha certeza que um dia iria cantar aqui, se tudo acabar agora, já estou realizado”.
Cantei somente com a preocupação de representar bem os brasileiros em rede nacional e para mostrar que também cultivamos a cultura japonesa no Brasil. A vitória foi inesperada e jamais imaginei que dariam o título maior a um estrangeiro. No total, foram mais de 80 mil candidatos que se inscreveram durante todo o ano. Como fui o primeiro estrangeiro a ganhar o concurso NHK Nodojiman, fui convidado por várias gravadoras a gravar no Japão, mas já tinha decidido voltar ao Brasil e ficar com a minha família.
Trabalhei no Japão por mais 6 meses e voltei para o Brasil. A repercussão da minha vitória foi bem grande. Não só no Japão, mas também aqui no Brasil, onde saíram diversas matérias em jornais e TVs.
Lembranças
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil