Conte sua história › Joe Hirata › Minha história
Em 1988, eu me formei em Análise de Sistemas, em Curitiba (PR). Nessa época, tive uma oportunidade de ir ao Japão, para tentar seguir a minha carreira de cantor. Não hesitei em ir, pois desde os 8 anos, meu sonho era cantar. Na época, não se falava muito em dekasseguis, então as dificuldades para ir ao Japão eram inúmeras (visto, emprego, moradia, idioma etc.).
Eu morei um tempo em Okinawa e depois fui trabalhar na Sony de Okazaki, localizada na província de Aichi. De lá fui transferido para uma fábrica em Toyokawa. La acabei entrando no escritório da fábrica como desenhista e projetista. Fazia projetos para moldes de injetoras de plásticos para grandes empresas. Foi uma época em que recebi muito apoio dos japoneses do escritório, que tiveram a paciência de me ensinarem o idioma e o trabalho.
Trabalhei durante 4 anos e meio. Minha convivência e adaptação foram ótimas: aprendi a falar e a escrever. Como no início do movimento dekassegui mal se falava em brasileiros nas fábricas e, também, como fui criado dentro dos costumes japoneses, sempre fui bem tratado no Japão.
Foi nessa época que meus chefes me apresentaram a um grupo de karaokê japonês, que participava de concursos de canto em todo o país. A música também contribuiu para o meu convívio com os japoneses. Eles sempre iam a karaokês após o expediente. Eu ia junto também. A gente acabou se aproximando.
Lembranças
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil