Conte sua história › Alberto Yoshinaga › Minha história
Meu avô, Kyugo Yoshinaga, chegou ao Brasil em 1913, com 14 anos de idade. O mais interessante desta história é que a sua família, no Japão, não era pobre. Seu pai era um pequeno industrial e eles estavam bem financeiramente. Porém, seu pai, para que ele desse valor ao trabalho e não se tornasse um "filhinho de papai" o enviou ao Brasil para trabalhar durante 5 anos e então, voltar ao Japão para assumir a empresa. Ele veio acompanhado de seus tios.
Meu avô veio ao Brasil, muito revoltado. O destino porém, tinha outros planos. Durante estes 5 anos, seu pai e sua mãe faleceram subitamente no Japão. Ele recebeu surpreso essa notícia do Japão, e, sem ter mais motivo para voltar, ele por aqui ficou e construiu sua vida. Com 25 anos, ele encontrou a família Imai e se casou com uma das filhas desta família, Aiko, minha avó, que tinha apenas 15 anos. A família Imai era empreendedora, e logo após a 2ª Guerra Mundial, eles já eram industriais. Na década de 50, a família tinha um indústria de porcelanas (Porcelana Mogi), em Mogi das Cruzes - SP. Mas esta já é outra história.
Esta é, resumidamente, a história da chegada de meu avô ao Brasil. Há outras histórias interessantes, que aqui, pretendo contar.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil