Conte sua história › Shigemitsu Sugiyama › Minha história
Sou de uma família de uma pequena cidade na Província de Shizuoka.
No pós-guerra, passamos por muita dificuldade, assim como todos os japoneses. Meu pai era jinushi (dono de terra), mas foi obrigado a distribuir sua terra, recebendo um valor simbólico por ela.
A situação de nossa família se complicou em 1949, quando meu pai faleceu, logo depois de meu avô e bisavô. Assim minha mãe montou uma pousada em casa, pois havia termas no local. Era uma época difícil, então recebíamos poucos hóspedes. Mas não havia outra opção.
Em 1960, fui morar em Tóquio pois em minha terra natal não conseguiria trabalho. Meu primeiro emprego foi em uma consultoria multinacional. Com o tempo, fui subindo de cargo, mas não gostava de ficar no escritório todos os dias. Não me sentia bem mexendo com aqueles papéis. Pensei em mudar de rumo, terminando por sair da consultoria em 1967.
Nesta mesma época, comecei a aprender a tocar violão com um professor que me deu aulas por dois anos, gostava muito do som do instrumento. Resolvi, assim, unir duas coisas que me agradavam: o som do violão e a madeira. Desde criança tive interesse por madeiras, costumava brincar com a caixa de ferramentas de marcenaria de meu bisavô.
De início, fui trabalhar em uma fábrica de violões, onde tive o aprendizado básico do processo de construção do instrumento. Mas eu queria entender melhor o que é que levava a madeira a produzir a qualidade do som. Infelizmente, ninguém me explicava ao certo e imperava a idéia de que bastava que os instrumentos seguissem os formatos já existentes.
Foi então que decidi deixar meu país, em busca de um conhecimento maior. Embarquei sozinho no Brasil Maru, em sua última viagem dos imigrantes japoneses ao Brasil. Vim morar na cidade de São Paulo.
Depoimento à jornalista Kátia Arima
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil