Conte sua história › Shinji Yonamine › Minha história
Os meus parentes que vieram no Kasato Maru descendentes do Sr. Miyashiro Kaná são meus primos. Na verdade, Kaná foi sogro da minha tia, irmã de meu pai. Ele era agricultor no Japão, começou a trabalhar aqui como carroceiro e se tornou um dos primeiros condutores de carro no Brasil, em 1919.
Kaná veio ao Brasil jovem, provavelmente aos 22, 23 anos. O primeiro incidente aconteceu logo na chegada à Hospedaria dos Imigrantes: o dinheiro que haviam deixado a título de empréstimo ao chefe da Delegação Geral não foi devolvido. Ou seja, além do atrito com o chefe da Delegação Okinawana Shiroma, todos ficaram sem dinheiro. Inicialmente, foi para uma fazenda na estação Canaã, na linha Mogiana. Começou como carroceiro. Chegou a se mudar para Santos, mas com a guerra, voltou para o interior do estado de São Paulo. Hoje, sua família está na geração de bisnetos.
Eu tenho em mãos ainda a bandeira do Japão que fizeram no navio, o que marca a viagem dos primeiros imigrantes Okinawanos.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil