Conte sua história › Marjorie Koto › Minha história
Eu sou neta e bisneta de japonês, por isso, qdo me perguntam o que eu sou eu nunca sei responder, sempre me confundo, aí digo a famosa frase: "Numsei"!! Quando fui p/ NY, os americanos não entendiam porque eu era japonesa, que falava o português e com nome francês...foi engraçado!!! Mas enfim, vou contar o pouco que sei sobre a história dos meus antepassados... Meu ditian veio ao Brasil no ano de 1932, na época com 11 anos e minha batian estava nascendo. Ele querendo aprender o português e ela tentando ensiná-lo. Hoje penso que ele poderia ter ensinado minha mãe e meus tios a falarem o nihongo, assim eu falaria e entenderia mais uma língua.
Já minha batianzinha (como todos chamavam a minha bisavó) conta que veio ao Brasil em busca de trabalho, porque diziam que aqui ganhava muito okane. Veio sozinha e deixou p/ trás mãe e irmãos que nunca mais viu. Morreu com o desejo de voltar a sua terra natal...ela sempre chorava ao lembrar de sua família...adorava moti e dizia que dentro da lua tinha um coelhinho fazendo manju!! q gracinha...q saudades!!!
Um pouco da tradição japonesa já se foi em minha família. Meu ditian é bem conservador, daqueles que os filhos só podiam se casar com descendentes de japonês, mas hoje meus pais já nem ligam...porém ainda temos um pouco da nossa cultura, como por exemplo, em toda Virada de Ano comer o famoso moti.
Tenho saudades de pessoas queridas que já se foram e daquelas que estão do outro lado, na terra do sol nascente!!!
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil