Conte sua história › Teruo Yatabe › Minha história
Teruo Yatabe nasceu em 10 de maio de 1940, na Chácara Flora, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. É filho de Kakuo Yatabe e Kiyo Yatabe, imigrantes japoneses, que vieram para o Brasil em 1934, com o navio África Maru para trabalhar no cultivo de algodão numa fazenda localizada no Distrito de Borebi (hoje, Município de Borebi), no Município de Agudos no interior de São Paulo.
Em 1939, Kakuo e Kiyo vieram para a cidade de São Paulo, mais especificamente para a Chácara Flora, no bairro de Santo Amaro, onde arrendaram um gleba de terras para exploração da lavoura de verduras e legumes. Em 1943, mudaram-se para uma chácara no Jardim São Luiz, onde cultivavam verduras e legumes e criavam galinhas para a produção de ovos. Trabalharam nisso até 1957.
Depois, seus pais alugaram um prédio com apartamento e um salão comercial, na Avenida João Dias, no bairro de Santo Amaro, onde instalaram uma mercearia e quitanda.
Seu pai Kakuo Yatabe, que nasceu no dia 10 de julho de 1914, e sua mãe Kiyo Yatabe, que nasceu no dia 26 de setembro de 1916, ambos na província de Ibaraki-Ken, em razão da enorme crise econômica de existia no Japão naquela época, seu pai, com apenas 20 anos e sua mãe, com apenas 18 anos, resolveram se casar para poderem imigrar para o Brasil em busca de uma vida melhor e promissora. Apesar das grandes dificuldades que enfrentaram, jamais pensaram voltar para o Japão, mesmo porque gostaram do nosso país, constituindo aqui uma grande família com 8 filhos.
Em meados de 1974, eles se aposentaram e resolveram vender o estabelecimento comercial e viajar para o Japão, mais especificamente para a província de Ibaraki, onde nasceram, lá permanecendo por seis meses para matar a saudade.
Para Teruo, seus pais foram verdadeiros heróis, mesmo porque, apesar dos grandes problemas e dificuldades que encontraram pela frente, eles enfrentaram e superaram com muita coragem, dedicação, força e garra, e conseguiram criar, educar e formar todos os filhos. Sua mãe Sra. Kiyo faleceu no dia 16 de julho de 1990 e seu pai Sr. Kakuo faleceu no dia 13 de dezembro de 1990.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil