Conte sua história › Wenceslau Mata › Minha história
Olá pessoal ! meu nome é Wenceslau da Mata, estou com 47 anos, sou primogênito de uma família constituída de seis (6) homens e uma mulher.
Gosto de viajar, ouvir uma boa musica, ler um bom livro, assistir um bom filme, comer bem e estar com a família. Sou admirador da filatelia e sempre dedico um tempinho para organizar minha coletânea de selos. Gosto também da política e creio que a solução da maioria dos problemas sociais passa necessariamente pela política exercida de forma ética, honesta, participativa e responsável. Sou temente a Deus e sonho com um mundo melhor, sem violência, sem discriminações, sem exclusões, onde cada um seja parte de um todo.
Nasci e morei até aos quatorze (14) anos na Zona rural e nessa época trabalhava ajudando meus pais na lavoura de Batatas.
Meus pais lutavam com muitas dificuldades, pois como é sabido, o pequeno produtor rural, na maioria das vezes, não tem o devido apoio, tanto que nos últimas décadas, vivenciamos um grande êxodo rural no Brasil.
É verdade! foi um tempo difícil, mas que marcou positivamente a minha vida, porque fui uma criança muito feliz. A casa que morávamos era muito modesta de pau a pique e chão batido, faltava escola, pés descalço, mas nada disso foram obstáculos para minha caminhada e reafirmo que foi um período muito legal na minha vida.
Aos treze (treze) anos, vim morar com meu avô na cidade para concluir o antigo 4° ano primário. Olha que para visitar meus pais, nos finais de semana, caminhava aproximadamente 36 km em estrada de terra.
No ano seguinte, minha mãe efetuou minha matricula na 5ª série em um Colégio de Padres (Congregação Betharramita) e me alojou em um Hotel desses para estudantes. Foi uma outra riquíssima experiência para mim que tinha vindo recentemente da roça e com apenas quinze (15) anos já se via na responsabilidade de caminhar com as próprias pernas.
Decorrido um ano, finalmente minha mãe se mudou para a cidade, trazendo os outros irmãos para também estudar.
De volta para junto da minha família, fui matriculado da 6ª série no período noturno. Durante o dia trabalhava na roça para ajudar no orçamento da casa.
Concluído a 8ª série, optei por fazer o curso técnico de eletrotécnica, profissão que abracei e exerço até hoje.
Atualmente sou casado, tenho uma linda filha e trabalho em uma multinacional do ramo de papel Tissue, na cidade de Mogi das Cruzes - SP. Olha que essa é a sexta cidade que me acolhe com tanto carinho.
Três dos meus irmãos optaram em ir para o Japão e eu continuo vivendo uma vida simples e feliz, aqui mesmo no Brasil
Nesses anos de caminhada, estive envolvido com a comunidade, tanto que na minha cidade de Passa Quatro - MG, estive presidente de Associação de Moradores, Vereador, Vice Presidente da Camara, Diretor de Patrimônio da APAE, Membro de Conselhos municipais, Membro de ONG, Representante do Poder Legislativo Municipal junto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente, Diretor Industrial da Associação comercial e até instrutor freelancer do SENAI, na cidade de Cruzeiro-SP.
Continuo trabalhando e estudado, pois vou fazer faculdade de Pedagogia para poder ser mais útil aos meus semelhantes, compartilhando essas experiência que a faculdade da vida me proporcionou durante esses anos.
Enviada em: 21/01/2008 | penultima modificação: 01/09/2008
2009 - Como havia me comprometido, me formei em Licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário Claretiano – Pólo de Guaratinguetá/SP. Iniciei também o Curso de Inglês (in company) na cidade de Mogi das Cruzes e espero dentre em breve estar fazendo uma pós.
Passei a participar do Poder Judiciário de Minas Gerais, compondo o corpo do júri popular do município de Passa Quatro -MG .
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil