Conte sua história › Angela Hirata › Minha história
Minha carreira começou aos 18 anos como auxiliar de escritório na Editora Mestre Jou. Depois me candidatei para o cargo de auxiliar de administração do Diners Club, onde tive contato com comércio e marketing. Foi onde me encontrei. Meu pai diz que eu tenho muito do meu avô em termos de sensibilidade para negócios e de capacidade para captar o que o consumidor deseja. Trabalhei também em uma franquia da Levi´s e, em meados dos anos 80, comecei a me interessar por comércio internacional.
A primeira marca brasileira que se tornou conhecida no exterior foi de café – comércio internacional para nós naquela época estava restrito às commodities. Comecei a estudar o que o Brasil precisava fazer para tornar outras marcas conhecidas lá fora. Encontrei isso na Azaléia. O falecido Nestor de Paula, então presidente da empresa, me convidou para dirigir uma fábrica com 200 funcionários. Foi uma boa experiência, mas a internacionalização da marca não aconteceu.
Voltei para São Paulo, trabalhei por dois anos na Philips do Brasil, como consultora na área de marketing para telefonia celular. Depois recebi convite do presidente da Alpargatas na época, Fernando Tigre. Fui a primeira mulher a ser diretora na empresa. Não foi fácil, mas houve compreensão e ajuda de todos. A Havaianas hoje é objeto mundial de desejo. Fui obrigada a me aposentar quando fiz 60 anos, mas continuo como consultora da empresa. Também realizo consultoria para a marca Tramontina e faço parte do conselho dos hotéis Blue Tree.
A esperança dos meus filhos é me ver levando uma vida mais low profile, mas arrumei uma “confusão” maior ainda. Sou acionista e responsável pela gestão da marca Amazonlife, de produtos ligados ao meio ambiente. A Amazonlife foi criada por dois cariocas, que tiveram problemas financeiros. A marca foi comprada por uma empresa italiana. Os produtos são feitos com fibras naturais, de consciência ecológica, com base de laminados de borracha da Floresta Amazônica processados pelos nativos. Meu sonho é desenvolver uma empresa sustentável, que respeite o meio ambiente e proporcione ganhos para todos, dos nativos aos pontos de venda. Este é meu grande desafio daqui para frente: tentar espalhar essa consciência ecológica para que meus netos e bisnetos tenham um mundo melhor.
Depoimento à jornalista Juliana Almeida
Fotos: Everton Ballardin e arquivo pessoal de Angela Hirata
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes
"Meu avô sempre dizia que o Brasil era a nossa terra"
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Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil