Conte sua história › Gilmar Souza › Minha história
Minha relação com a Cultura Japonesa começou na minha infância, quando ainda muito novo (06 anos), ganhei um livro de minha tia todo em nihongo e com este livro eu comecei uma verdadeira veneração a tal cultura. Chegou a um ponto de minha mãe ser chamada a escola, pois eu não queria aprender a língua portuguesa, mas sim o nihongo e através disso a minha professora preocupada resolveu chamar os meus pais para estar passando a eles o “problema”.
E é a partir daí que começa a entrar na minha vida a fase dos desenhos animados e séries japonesas, tais como: Jaspion, Ultra-Man, Ninja Jiraia, Os Sentais, Lion Man, etc e minha paixão só aumentava. Lembro-me que na escola conheci um futuro e melhor amigo que por sinal era sansei, só que com as adversidades da vida tive que mudar de cidade, e então perdemos contato.
Aos 09 anos de idade conheci o Budismo (Terra Pura). Dá-se inicio a uma afinidade e proximidade com a cultura. Passei então a buscar por mais informações, que por muitas das vezes, as minhas tentativas se tornavam frustrantes, pois morava numa cidade pequena onde não havia japoneses, e devido a minha opção por praticar o Budismo me fez sofrer muito preconceito por parte das pessoas que não aceitavam a minha escolha.
Como o tempo ia passando fui crescendo e comecei a estudar o idioma e aprofundar nessa rica e linda cultura milenar.
Os anos se passaram e com o tempo me tornei membro de outro budismo de origem japonesa: Soka Gakkai - Nitiren Daishonin do qual sou fiel praticante. Em razão disso em um determinado encontro realizado pela organização, acabei conhecendo àquela que em hoje me ajuda e me conduz nos caminhos difíceis, a minha outra parte, minha noiva. Ela é nissei e os seus pais moram no Japão, do qual nós torcemos para que um dia eles venham definitivamente morar neste nosso grande e maravilhoso país.
Este foi apenas um pouco da minha história, pois ainda viverei para contar outros tantos momentos.
Tenho o grande desejo que o intercâmbio entre Brasil e Japão se torne cada vez mais extenso. Contribuindo para que essas duas nações tão distantes e de culturas tão distintas, se conheçam e se compreendam melhor. Que essa integração atinja tamanho êxito, do qual possa servir de exemplo para que as distâncias entre os povos desse planeta sejam cada vez menores.
Felicidade a todos imigrantes, descendentes e amantes desta vitória de 100 anos. Há de se comemorar ainda outras centenas de anos.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil