Conte sua história › Silvio Toshikazu Kobayashi › Minha história
Bem tudo comecou com meu avo que veio jovem e recem casado do Japao da provincia de Yamagata para o Brasil, como na epoca o Japao vivia em crise ele achou que teria uma vida melhor por aqui, chegou a trabalhar nas lavouras de cafe como todos os outros imigrantes, a familia foi crescendo, meu pai a essas alturas ja fazia parte da familia( pois e o mais velho dos irmaos). Conheceu a familia Kadooka ( da provincia de Fukushima) onde meu pai conheceu a minha mae
Hoje estou aqui, sou a terceira geracao ( sansei), fiz o caminho oposto do meu avo( jityan), fui ao Japao ser dekassegui, fiquei um ano e voltei para buscar minha noiva ( atual esposa), casamos e fomos novamente ao Japao, foi la que nasceram meus filhos e onde vivi por 12 anos, apesar das criancas serem descendentes nao recebem a cidadania japonesa, como acontece aqui no Brasil quando um extrangeiro nasce aqui adquiri a nascionalidade brasileira. Bem voltando a historia, la no Japao pude conhecer a sua cultura, coisas que so havia visto em revistas, aprendi a lingua japonesa, hoje falo e leio quase tudo e continuo ligado as origens, o fato de estar no Japao me proporciou a chance de voltar ao Brasil empregado em uma multinacional, pois ela abriu uma filial no Brasil e acabou por me convencer a vir para ca ( apesar de ser do interior de SP, nascido no PR) e acabei por vir a MANAUS AMAZONAS onde trabalho e resido atualmente com minha familia.
Ainda tenho familiares no Japao, meus pais e irmaos se encontram por la, fui o unico da familia a voltar para o Brasil, e encarar esse desafio, a sensacao deve ter sido a mesma de meu avo quando chegou no Brasil, hoje sou eu que conheco uma outra parte do Brasil desconhecida por muitos.
Estou a 4 anos aqui em Manaus, ja me adaptei a esse calor todo daqui, pois aqui nao ha inverno, somente verao o ano todo.
Tenho certeza que meus passos sao sempre vigiados pelo meu avo ( jityan) e onde quer que esteja esta em paz.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil