Conte sua história › Samantha Shiraishi › Minha história
Se não fosse a Herika, do blog Fragmentos, eu teria esquecido completamente do Hina Matsuri. E adoro este festival, apesar de não ter tido uma "herdeira" para minhas bonecas!
O festival das bonecas ou das meninas, como também é chamada a data, é celebrado no dia 3 de março. Como cheguei no Japão no dia 06 de fevereiro (de 1998), foi a primeira data comemorativa que acompanhei, ainda muito perdida e super curiosa. Lembro nitidamente de um altar (hinadan) de bonecas (hinaningyo) da Hello Kitty que vi à venda no Jusco e até hoje tenho arrependimento de não ter comprado - na época eu pensava que seria para uma filha. Teria sido igual ao meu kimono (presente da Batian quando eu era bebê) que guardei e não tem herdeira.
Bom, neste dia, as bonecas são dispostas na casa junto com flores de pessegueiro, repetindo a idéia nascida de um costume chinês (sempre os chineses a criar e os japoneses a aprimorar e popularizar a cultura, mas isso é outro papo). A tradição chinesa dizia que a má sorte era transferida para as bonecas e os donos podiam se livrar da má sorte largando as bonecas no rio. A Renata Shimura contou esta história no post dela. E a Chiaki, do Blog da Redação (do Abril no Centenário da Imigração) lembrou que as bonequinhas do Hinamatsuri tomam vida no filme Sonhos, de Akira Kurosawa.
E no meu blog eu deixei fotos e links para posts em português sobre o Hina Matsuri. ;)
Outras vozes, mesmo tema:
* No Japão, 3 de março é dia de homenagear as meninas
* Hina Matsuri no blog da Renata Shimura
* Hinamatsuri no blog Histórias do Japão
* Hina matsuri e ano bissexto no blog °o.O Fragmentos O.o°
* Hinamatsuri - O Festival das Bonecas no Daisuki
* Dia das Meninas em São Paulo no Blog da Redação
http://movimentodekassegui.blogspot.com/2008/03/hina-matsuri-o-dia-das-meninas.html
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil