Conte sua história › Samantha Shiraishi › Minha história
Vi no blog 30 e alguns fotos com Curiosidades do Japão do Tokyo Times que me fizeram lembrar destas diferenças culturais. O café e pão em lata me lembraram no quanto Gui e eu nos habituamos a tomar café no caminho do trabalho quando morávamos em Tokyo. Até hoje tenho saudade de um pão com camembert e “cream coffee” que eu comprava no kombini a caminho do jornal.
O café foi levado para o Japão (em larga escala) como uma estratégia de marketing da empresa UCC para tentar popularizar o consumo do leite na década de 1960. Virou moda e caiu no gosto dos japoneses e é tão fácil encontrar máqinas que vendam cafés e chás (quentes ou gelados, dependendo da estação do ano) que é impossível não se habituar.
Agora quanto à barba postiça que os homens japoneses estariam usando (leiam lá)… é estranha, mas lá os modismos são tão “fora do meu normal” que pode ser verdade. Ou pode ser daquelas coisas que saem na TV do mundo todo para inglês ver e que dentro do país a gente não vê! Quando morava lá, muita gente me perguntava destas coisas diferentes que o Fantástico e outros programas citam e lá não eram acomuns nem populares.
Mas a aparência é muito importante para eles, há um culto à forma como se apresentam em público que eu já estou desaprendendo, mas deixou raízes fortes em mim, na minha conduta social. Lá uma mulher sair sem maquiagem (sem base, pó, sombra) é como sair suja, descabelada, é ser relaxada ao extremo. Homens e mulheres se depilam, cuidam muito de todos os detalhes e isto me remete ao Nô e Kabuki, às gueixas e tudo que se depreende quando estudamos a cultura japonesa, tão mais antiga que a nossa. A arte e a estética deles é tão cheia de detalhes e sutilezas que me fazem sempre pensar que é um verdadeiro culto e busca incansáveis do belo e da perfeição. Se é preciso tirar pelos com eletrólise e colocar depois barbas postiças, aí já não sei, mas que é uma obcessão que tem nos trazido coisas bonitas, isso é. Mas, infelizmente, as duas coisas que o post da Veridiana me lembraram, a busca deles por beleza e praticidade, me fazem ver que caminham sempre na contramão do tão sonhado desenvolvimento sustentável. Que pena! :(
http://samanthashiraishi.wordpress.com
http://movimentodekassegui.blogspot.com
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3033445
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil