Conte sua história › yoshio imaizumi › Minha história
Fundada há 65 anos em 1943 em plena segunda guerra mundial, com a união da escola de japonês da vila mazzei com a de Tucuruvi. As familias mais influentes são Takahashi e Kamia, pela história do desenvolvimento da associação, ainda temos associados que ajudaram a construir a sede atual. Histórias contadas por Kazuo Takahashi, hoje conselheiro, foi preso três vezes, por tentar realizar torneios de sumo e implantar a escola de japones, mas sempre liberado após explicar ao delegado que a unica intenção era preservar a cultura japonesa.
Quando Kazuo Takahashi veio do Japão recebeu um salame para comer durante a viagem e assim como todos, descartou, por não saber que se tratava de comida. Yoshitomi Yagura foi o primeiro presidente da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, federação de entidades nikkeys da zona norte, através da união das escolas de japones da zona norte. Para divulgar a lingua japonesa, formou a Tucuruvi Bando que realizava festivais de Karaokê,com musica ao vivo, para que os jovens não perdessem a alma japonesa, que posteriormente deu origem aos modernos kaoraoke taikai - festival de karaokê, tudo eletronicamente ralizado.
A associação conta com 120 familias de associados, boa parte de aposentados e viuvas. Mantém departamento de judô, karaokê, dança de salão, volei, futsal, atletismo, escola de japones, departamento de jovens, departamento das senhoras, departamento dos anciões, participa de atividades culturais e esportivas a nível nacional, com eventos onde os jovens tem expressiva participação.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil