Conte sua história › Haikaa Yamamoto › Minha história
Lá pelos idos da década de 60, um japonês que plantava batatas no Paraná começou a ter algumas idéias um tanto quanto diferentes. Ele havia assistido um programa sobre agricultura em Israel. O japonês ficou tão intrigado, que já nem dormia direito, de tanto pensar no assunto. Ele se perguntava: “ Como eles conseguem plantar no deserto?”
O tempo passava e o japonês continuava com a pergunta na cabeça. Um dia ele resolveu ir a Israel e ver de perto o que eles faziam lá. Ele sempre pensava: “Se eles plantam naquela terra, imagine o que dá para fazer aqui”. Ninguém levava aquela estória muito a sério e quando ele falou sobre os propósitos da sua viagem... ganhou o apelido de “japonês maluco”.
Em Israel ele observou e aprendeu como cultivar frutas em terras áridas utilizando técnicas de irrigação. Logo ele percebeu que o nordeste brasileiro era muito parecido com aquele deserto. De volta ao Brasil ele procurou terras no vale do São Francisco na divisa da Bahia e Pernambuco. As terras eram muito baratas, não havia infra-estrutura nenhuma e ninguém queria saber daquele lugar tão distante de tudo. Implantar aquele tipo de projeto no nordeste da década de 60 foi uma maluquice e tanto. Não havia mão de obra especializada e ninguém entendia direito o que estava acontecendo. Também não havia estradas pavimentadas, e muitas peças e componentes foram transportados em pequenos aviões. A despeito da descrença ele continuou atrás do seu sonho e da sua maluquice.
No ano passado o “japonês maluco” recebeu do Presidente Lula uma placa em homenagem ao seu trabalho e sua visão pioneira. Visão que transformou o Vale do Rio São Francisco em uma das maiores regiões produtoras de frutas do mundo.
O “ japonês maluco” é meu pai e eu fiz a música “Rain In The Desert” para ele.
Otoo-san, omedetou.
Eu dei uma entrevista para um programa de TV a cabo para a região de Mogi. O nome do programa é "Claudio Hori entrevista" e vai ao ar segunda-feira 25/02 às 22h pela rede VIVAX/NET Mogí. Assistam!
« Brasil, Japão, Estados Unidos | O equilíbrio entre corpo, mente e alma - Um pouquinho de ocidente e de oriente » |
Talking to the sun
Rain in the Desert
Wish (live)
Nanananana
acorda
Life
Love Will Do
Phoenix
Rain in the Desert
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil