Conte sua história › Haikaa Yamamoto › Minha história
A primeira viagem que eu fiz para o Japão, foi para mim, um momento de grandes choques culturais e muitas novas descobertas. Eu tinha oito anos e estava muito ansiosa e feliz com a viagem. Eu comecei a fazer as malas três meses antes. Na mala, coloquei a minha coleção de papel de carta, bichinho de pelúcia, enfim, praticamente o meu quarto inteiro. Tudo que eu queria mostrar para as minhas primas de lá. Após uma viagem de mais de trinta horas (São Paulo – Rio de Janeiro – Lima – Los Angeles – Tóquio), nós finalmente chegamos e o "bode" da viagem passou rapidamente diante da minha enorme curiosidade e entusiasmo. No Japão, as pessoas usam uma espécie de máscara quando estão resfriadas. Ao ver aquele monte de gente de máscara no aeroporto, eu pensei “Nossa, quantos espiões secretos que tem aqui!”. Depois nós pegamos táxi e no Japão o volante fica do lado direito. Porém, esse detalhe me passou despercebido, mas ao ver o meu pai sentado no banco da frente do lado esquerdo eu pensei: “Gozado, aqui no Nihon é o passageiro que dirige o táxi”. Tudo isso, no primeiro dia.
Depois de uma pequena estadia em Tóquio, nós fomos para Oita, a terra natal da minha mãe e dos meus avós paternos. A casa da minha “Obaa-chan” (vó em japonês) era bem antiga. O banheiro das mulheres e dos homens era separado. No lugar do vaso sanitário comum, havia uma espécie diferente de vaso que ficava no nível do chão. Aparentemente, a pessoa deve ficar de cócoras, coisa que eu não fiz. Sentei com convicção, e fiz xixi direto na porta do banheiro. E para explicar para a "obaa-chan" depois? Foi bem difícil.
Talking to the sun
Rain in the Desert
Wish (live)
Nanananana
acorda
Life
Love Will Do
Phoenix
Rain in the Desert
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil