Conte sua história › Tieko Fujiye › Minha história
Tenho presenciado relatos e muita emoção nas festas de Comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, desde a preparação para recepcionar o Príncipe Naruhito, a maravilhosa Festa no Sambódromo e a Semana Cultural no Anhembi. Pessoas de várias localidades fizeram a integração com um único objetivo, de comemorar os 100 anos da Imigração Japonesa.
Lembrei-me da minha infância, dos meus pais que me levavam para as comemorações da imigração japonesa.
A Marinha Japonesa me fez lembrar do navio que visitamos em Santos, na minha infância, com meus pais e irmãos, muitos que estavam no Sambódromo, viam com lágrimas os desfiles e apresentação de danças, talvez recordando dos seus antepassados, dos momentos alegres ou senão das dificuldades que tiveram como imigrantes e descendentes.
Muitos idosos ficaram esperando com capas e guarda-chuvas pela chegada do Príncipe ao Sambódromo e contavam a sua história aos mais jovens, estavam felizes de estarem lá participando, apesar do tempo.
No momento da chegada o Príncipe no Sambódromo, muitos se emocionaram e ficaram muito felizes por terem vivido para comemorar o Centenário.
Depois da visita do príncipe, neste mês de julho no Festival do Japão, pude perceber a quantidade de pessoas da terceira idade participando como voluntários em várias estandes que ofereciam oficinas. Muito animados em mostrar a arte da cultura japonesa, com toda a paciência oriental.
Nas apresentações de danças de várias regiões puderam mostrar as riquezas de diferentes culturas que existem no Japão.
Vários grupos de taikô se apresentaram, bem como os cantores japoneses e descendentes.
Com certeza, ainda neste ano, teremos muito o que comemorar e conhecer da cultura japonesa.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil