Conte sua história › Tieko Fujiye › Minha história
Por ser nisssei, tenho muitas misturas de culturas em minha vida, mas acredito que tanto profissionalmente, como na minha vida pessoal tenho presente a cultura oriental passada principalmente pela minha mãe, através da culinária japonesa, que está presente no cotidiano em casa, misturado ao feijão de todos os dias.
A poucos dias de completar o Centenário da Imigração Japonesa, percebo que em alguns ambientes há a integração, talvez aparente, em outros o total desconhecimento da história da imigração, a contribuição dos imigrantes em prol do crescimento e desenvolvimento do Brasil.
Na prática do exercício da minha profissão, percebo que há uma exigência maior sobre nós descendentes, mas pela persistência e dedicação, acabamos nos integrando às diversidades, alcançando os objetivos esperados.
A cultura ocidental parece privilegiar mais o resultado do que o caminhar, o processo de desenvolvimento.
Talvez a reflexão seja o por quê os imigrantes japoneses e seus descendentes trabalharam tanto para fazer a integração Brasil-Japão e ainda depois de Cem anos do início da imigração, muitos ignoram a importância desta integração.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil