Conte sua história › Tieko Fujiye › Minha história
Desde a minha infância, mamãe sempre nos incentivou a fazer dobraduras (origami), só que eu aprendi a fazer somente o "tsuru", não tenho muita habilidade com trabalhos manuais, apesar de ter aprendido a fazer tricô, crochê, bordar e pães. Mas, sempre observava que a minha sobrinha Jessica, tinha um dom e facilidade em fazer dobraduras, de onde será que vinha esta habilidade?
Ao visitar a sogra da minha irmã, avó da Jessica e do Richard, em Atibaia, percebi de onde vem este aprendizado. A Sra. Takahashi, veio do Japão na década de 30, como a família dos meus pais, está com 85 anos, tem uma memória excelente, cuida das flores do seu jardim e faz ainda dobraduras diferentes. A casa dela é toda enfeitada com dobraduras e trabalhos manuais, feitos por ela e pela filha Célia.
O meu contato mais recente com o origami, foi no Projeto da Escola no Programa Viva Japão, onde as crianças da escola desenvolveram o histórico do "origami" e atividades relacionadas.
Percebo que essa cultura permanecerá por muito tempo, sendo passado de gerações a gerações.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil