Conte sua história › Tieko Fujiye › Minha história
Nasci numa família que já tinha quatro filhos. Eu sou a filha caçula de Buichiro Fujiye (pai) e Hisako Fujiye(mãe), casados em 1948, após o falecimento da minha avó paterna Hama Fujiye.
Para falar sobre a minha identidade, vou contar um pouco da história dos meus pais.
Papai chegou ao Porto de Santos em 10/12/1930, no navio Santos Maru, com 8 anos, acompanhado dos meus avós Dekita Fujiye e Hama, dos meus tios Shumanoske, Kimpei, Kinjuro, Monzaemon e da minha tia Tsuruno. No Japão, em Hokkaido, ficaram duas tias já casadas: Koman Osanai e Toshi Takagishi.
Mamãe chegou ao Porto de Santos em 22/09/1934, no navio Hawai Maru, com 9 anos, acompanhada dos meus avós Takejiro Sekiguchi e Hide, minhas tias Masa, Kazuko, meus tios Michio e Tamio.
Meus pais já se conheciam antes de se casarem. Na época. O meu tio Monzaemon, irmão de papai, já era casado com a minha tia Masa, irmã da minha mãe. Eram diferentes dos casais daquela época, que mal se conheciam e que se casavam por meio do omiai (casamento por apresentação).
Em casa, meus pais sempre nos orientaram como eles foram educados, utilizando o padrão de educação recebida dos meus avós lá no Japão e aqui no Brasil. Papai costumava dizer que ele se considerava mais brasileiro do que japonês, pois vivera muito mais tempo aqui no Brasil, trabalhou muito e a sua família foi formada aqui. Já a minha mãe pouco falava a língua portuguesa, acostumada com a tradição japonesa, ainda vivia longe de adaptar-se a alguns aspectos da cultura brasileira que não dominava e dos quais reclamava.
Na minha infância, tive pouco contato com a cultura japonesa, pois no bairro em que morei por 38 anos não existiam associações da colônia japonesa. Já na adolescência, tive muitos amigos descendentes de japoneses nas escolas públicas que freqüentei.
Comecei a trabalhar em escola estadual em 1981, como escriturária, depois fui secretária de escola designada, mais tarde titular de cargo, exerci a função de Professora,e também fui Vice- Diretor da escola onde comecei a trabalhar.
Por formação, sou professora de matemática e pedagoga, formada pela Universidade de Guarulhos (1986 e 1992). Fiz Cursos de Especialização para Professores de Matemática na PUCSP/FAPESP (2000) e em Gestão Educacional na UNICAMP (2006). Atuo como professora da rede municipal desde 2000 e diretora de escola da rede estadual de ensino desde 2002, ambas na capital de São Paulo. Estava me esquecendo que fui Supervisora de Ensino na Diretoria Leste -1, na Capital, por alguns meses.
Desde a minha infância, desejei ser professora primária, mas a minha mãe achava que, como eu era muito quieta (não sabia cantar e nem dançar), não poderia ser professora para ensinar crianças. Então me formei em Matemática, uma disciplina que gosto muito. Finalmente acabei sendo diretora de uma escola de Ciclo I, realizando o sonho de trabalhar com crianças.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil