Conte sua história › Tieko Fujiye › Minha história
Aos domingos as crianças do Projeto sobre cultura japonesa dentro do Programa Escola da Família, na EE Anna Pontes, realizam atividades como origami, curso básico de japonês com orientações da Educadora Univerítária Sonia que já esteve trabalhando no Japão. O Projeto surgiu depois da escola ter desenvolvido o Programa Viva Japão e ter participado do Projeto Kaeru, ambas da SEESP, houve procura e interesse por parte de alguns pais e crianças que já até haviam saído da escola, porque gostariam de conhecer mais sobre a cultura e incentivar os seus filhos a prosseguirem com o tema já desenvolvido durante dois anos.
No mês de maio os alunos foram ao Bunka Matsuri para conhecer o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, ter contato com variedades de aspectos da cultura e participaram da Gincana Undokai, gostaram muito e por isso, no domingo dia 27/06, estaremos realizando a gincana na escola como atividade da Ação Social, para que todos possam compartilhar da ação e da gincana.
O que se percebe é que a comunidade aprende a apreciar a cultura através de práticas desenvolvidas na escola.
Quanto a aprendizagem um dos alunos que participa do projeto deu um salto qualitativo significante na classe que é de impressionar qualquer um.
Por isso que na nossa escola acreditamos que desenvolvendo projetos diferenciados e fazendo com que os alunos aprendam vivenciando várias situações, faça a diferença no progresso e sucesso do aluno.
Eu como gestora da escola percebo que aos poucos dentro do Programa Escola da Família estamos conseguindo vivenciar práticas pedagógicas que ao longo dos anos melhorará a qualidade de ensino em nossa escola, ou seja, é o que espero.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil