Conte sua história › Tieko Fujiye › Minha história
No cenário atual da nossa sociedade, temos que nos preocupar e muito com a adaptação das famílias de dekasseguis, tanto no Japão como no Brasil.
As crianças retornadas do Japão não apresentam dificuldades disciplinares, mas um comportamento de receio de entrosamento com as demais crianças, ficam isoladas, mesmo a escola sendo acolhedora.
É muito preocupante a situação dos alunos que retornam de lá. Chegam às escolas, tem problemas de comunicação, não se adaptam, mudam de escolas e de residências, apesar de todo trabalho existente de inserção destas crianças nas escolas públicas estaduais de São Paulo que contam com o Projeto "Kaeru" de acompanhamento.
Este Projeto é coordenado pelo Prof. Hiroyuki Hino e Silvio Sano pela CENP- SEESP em parceria com a Fundação ISEC, representada pela Dra. Kyoko Nakagawa. Estando o projeto nas mãos de pessoas muito engajadas com a melhoria da qualidade de ensino na rede pública, sendo que tanto o Prof. Hiroyuki Hino e Sr. Silvio Sano(autor do Sonhos que de cá segui- já na 2ª edição), mantém páginas neste site e coordenaram o Programa Viva Japão (2007 /2008).
Neste projeto as psicólogas visitam os alunos retornados semanalmente com intuito de melhorar a adaptação e fazer o acompanhamento psico-pedagógico. Bem como, são dadas orientações aos professores responsáveis para buscar amenizar as dificuldades apresentadas pelas crianças.
É importante ressaltar que esses alunos que participam das atividades do Projeto Kaeru, melhoraram e muito o seu desempenho, bem como a sua socialização dentro das escolas e em seu meio.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil