Conte sua história › Tieko Fujiye › Minha história
Está prestes a acabar o ano de 2008, chegando ao final das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, vou me reportar ao dia que meus avós paternos, tios, tias e meu pai chegaram ao Brasil, dia 10/12/1930, com muita esperança de algum dia retornar ao Japão para reencontrar parentes e amigos que lá deixaram. Minha tia Tsuruno foi a única que retornou com o marido em tempo de reencontrar uma das irmãs e sobrinhos que lá deixou, relembraram as cartas que não chegaram, os momentos de angústias que passaram na época da 2ª Guerra Mundial, tanto os que ficaram no Japão e os que estavam no Brasil. A grande maioria dos imigrantes acabaram não voltando ao país de origem.
Nas Comemorações do Centenário constatamos como os imigrantes foram e são patriotas, honram a sua pátria, mesmo estando longe, mesmo muitos deles terem adotado o Brasil como sua pátria, tivemos demonstrações calorosas no que se refere à perpetuação da cultura, a volta às origens, talvez uma cultura que só exista aqui no Brasil, que acolheu todos os imigrantes japoneses e permitiu a disseminação da tradicional cultura japonesa.
Os valores éticos foram valorizados ao longo do tempo para fazer com que a história do Brasil ficasse enriquecida pela participação de várias etnias.
Só nos resta almejar a paz e que 2009 seja um ano além de próspero, pleno nas atitudes humanas, de dedicação e de justiça entre os homens.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil