Conte sua história › willy taguchi › Minha história
Sou um nissei clássico, cuja primeira e mais importante referência de vida foi a formação educacional, completada com toda série de sacrifícios, notadamente de minha mãe, com a imprescindível colaboração de aparentados e até amigos.
Minha mais notável experiência enquanto nikkey em terras brasileiras foi entender e perceber a dificuldade que a opinião pública tem em nos entender como brasileiros de fato, apesar de brasileiros natos.
O extremo isolacionismo dos imigrantes que se fecharam em copas para manter suas tradições e costumes, esperançosos em retornar ao Japão e a própria política oficial de querer uma colonização ¨branca¨ para o Brasil são fatores importantes para a sedimentação deste quadro.
Apesar de quase 100 anos terem se passado, textos atuais como ¨Tizuka Yamazaki, brasileira apesar do nome...¨ não causam o menor espanto e são candidamente lidos e aceitos por pessoas que carregam em seus sobrenomes marcantes traços de outras correntes imigratórias - Radmackers, Fittipaldis, Sennas, Souzas, Fatuchis, etc.
Esta imagino é a grande bandeira na comemoração dos 100 anos. Trabalhar a cultura japonesa no sentido de ser entendida e compreendida pela sociedade brasileira, na qual todos estamos inseridos.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil