Conte sua história › Otávio Omati › Minha história
Em 2005, meu grande sonho se realiza. Vou ser um voluntário internacional da organização não-governamental Médicos sem Fronteiras, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 1999. Primeiro vou para a Indonésia, numa região que havia sido afetada pelo tsunami alguns meses antes e que, em conseqüência, ficara isolada, sem acesso aos serviços de saúde. Do helicóptero eu podia ver navios atravessados no meio da estrada, como se fossem peixes que tivessem saltado para fora do aquário. As pessoas, ainda assustadas com a ira dos deuses.
Dois meses depois, um grande terremoto atinge a região da Caxemira, no Paquistão. Sou transferido para lá e, de um dia para o outro, lá estou eu, no meio dos escombros, do povo em desespero. Mas somos recebidos tão calorosamente... Trabalho árduo, cirurgias dentro de barracas de campanha, frio, banho geladíssimo, mas nada comparado às perdas que as pessoas tiveram. Cada sorriso, cada abraço, cada xícara de chá com leite e muito açúcar, cada somossa (pastelzinho de legumes), cada aperto de mão que recebi das pessoas vão ficar para sempre guardados em minha memória.
No anos seguintes, novas aventuras, agora pelo continente africano. Sudão, Chade, Somália e República Democrática do Congo. Ali, as catástrofes não são naturais; são causadas pelo próprio homem, sempre em busca de riqueza e poder. Vi guerras entre países, entre tribos, entre clãs. Vi crianças se tornarem soldados. Vi crianças se tornarem mães. Países arrasados por estas guerras.
Mas também vi muita gente forte, com garra, solidárias, generosas e que conseguem ser felizes apesar de todas as dificuldades que a vida lhes impôs. Ficavam encantados em ver um brasileiro jogando bola, ao vivo, bem na frente deles. Um brasileiro com cara de japonês, mas brasileiro.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil