Conte sua história › Otávio Omati › Minha história
Vida em equipe, aprender fazendo, uma melhor relação com o próximo e com a comunidade, vida ao ar livre; esses foram alguns aprendizados que tive no Grupo Escoteiro Caramuru e que carrego comigo até os dias de hoje.
Essa forte influência me levou a causar certo desconforto para meus pais, mas foi por um bom motivo.
Eu estava no terceiro ano da faculdade de engenharia, quando decidi largar tudo e fazer algo totalmente diferente e ir atrás de um sonho. Queria estudar medicina e me dedicar um pouco mais aos outros.
Felizmente deu tudo certo e alguns anos depois eu me tornava médico. Meu sonho estava realizado? Ainda não...
Meu pai faleceu algum tempo depois da minha formatura, quando eu já fazia residência em anestesiologia. Foi um choque para toda a família, mas ele havia nos ensinado muita coisa e seu legado continua vivo entre nós.
Homem trabalhador, ele vivia para a família. Estava sempre devorando livros, principalmente sobre samurais, quando não estava estudando outras línguas. Sua presença serena e tranqüila trazia equilíbrio para qualquer ambiente em que estivesse. Seguindo seu exemplo, espero chegar um dia a ser o grande homem que ele foi.
Em 2003, tive a oportunidade de visitar o Japão pela primeira vez. Estava em busca das minhas raízes. Foi com grande emoção que visitei o templo onde minha avó materna nascera e crescera.
Atrás do templo, outra surpresa: um cemitério onde jazem 27 gerações da família, uma linhagem de monges budistas. São aproximadamente 600 anos de história!! Um lugar sereno e de muita espiritualidade, onde encontrei minhas raízes, me senti em paz comigo mesmo.
No templo há um Buda esculpido em madeira, que, segundo dizem, foi o único objeto a se salvar depois que o templo se incendiou no século passado. Buda da sorte. Então vamos lá passar a mão na cabeça do Buda...
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil