Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaLuiz Hideo Ishida › Minha história

Luiz Hideo Ishida

São Paulo / SP - Brasil
82 anos, engenheiro mecânico e professor universitário

Durante a guerra


Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, meu avô ficou seriamente preocupado com a participação japonesa, pois sabia detalhadamente de suas limitações. Retornou ao Japão com minha avó por ordem do governo japonês (Kookansen), deixando aqui restante da família e a recomendação para que nós não retornássemos ao arquipélago.

Fomos saqueados pelos ditos “brasileiros”, que revistavam a casa inteira, rasgando colchões para encontrar algo que comprometesse a segurança nacional. Levaram vários bens, sem deixar nenhum documento de apreensão, o que caracterizava, portanto, o seu roubo. Para evitar maiores problemas, minha mãe picotava e queimava tudo que pudesse revelar a presença de um Oficial da Marinha Imperial, inclusive, jogou na fossa séptica seu sabre e sua espada. Conseguiu guardar somente suas medalhas, diplomas e algumas fotos. Nossa família também foi perseguida e chantageada pelos Shindo-Renmei.


Enviada em: 08/11/2007 | Última modificação: 11/02/2008
 
« Entre italianos e alemães Origem »

 

Comentários

  1. Gerson Bergamin @ 26 Nov, 2007 : 21:53
    A família Ishida é um exemplo de sucesso da Imigração Japonesa neste país. Com o Luiz Hideo e a Cecília, e agora com o Edson e a Ieda Maria, são já duas gerações de brasileiros a perpetuar tão nobres anseios e virtudes. Como tantos outros imigrantes que escolheram esta nação como sua nova pátria o Takeshi e a Takeko Ishida jamais esqueceram as suas origens mas souberam, como poucos, valorizar tanto este nosso Brasil. Parabéns Luís Ishida, meu instrutor de planador e de tantas outras coisas, parabéns Cecília pelo seu carinho e pelas saladas deliciosas que só você sabe fazer. Cmte. Bergamin Dubai quase dez/07

  2. Sílvio Sano @ 2 Dez, 2007 : 13:56
    A história do Luiz é muito interessante e, dentro desse escopo, bastante reveladora. Muita coisa, na verdade, há por trás de sua narrativa, e que ele próprio, talvez, não tenha conseguido decifrá-la, Os historiadores, interessados na história da imigração japonesa, e até na própria história daquele país, deviam procurá-lo... até para ajudá-lo a entender a própria história. E Luiz acaba “revelando” também o sangue que lhe corre nas veias: avô, patriota, dedicado e de alta patente militar; pai, poeta de senryu e com o seu “Diário de uma Viagem ao Nordeste do Brasil”, publicado no Japão; mãe, também com artigo (“Raiz Transplantada”) publicado, e premiado, no Japão; seus filhos, Edson, responsável pelo jornal eletrônico Hai Net (www.hainet.com.br) e Ieda, com doutorado no Japão e fazendo pós-doutorado no Canadá; e, ele próprio, engenheiro, professor e praticante de vôo à vela, com participação em campeonatos mundiais, sem contar que se trata de um bom (razoável, vai!) cantor de músicas italianas. Querem mais?

  3. Yassuda Renato @ 17 Jan, 2008 : 13:03
    Prezado senhor Luiz Ishida; Gostei muito de ler seus depoimentos e também me identifiquei com muitos assuntos que o senhor comentou, tendo inclusive o fato que temos ancestrais que vieram da mesma província no Japão. Meu avô também passou pelas mesmas desventuras vividas por sua família durante a II Guerra Mundial. Também teve sua casa invadida e seus bens tomados e além disso, a família foi aprisionada em um campo de concentração no mesmo município onde moravam, Pindamonhangaba - SP. Só que em poucos dias foram soltos e retomaram a vida normal. No entanto alguns bens foram confiscados como rádios, documentos escritos em japonês e também 02 espadas. Deve ter sido traumatica a experiência pois assim como o senhor era, meu pai é bastante distante das tradições e costumes do povo japonês.Só recentemente é que veio a aprender algo à respeito devido ao meu interesse para o assunto. Eu próprio tenho um interesse sobre espadas Katanás devido ao fato de saber que meu avô as possuia e que foram tomadas pela polícia política do governo de Getúlio Vargas. Gostaria que o senhor pudesse ler "minha história" em meu perfil. Seria uma grande honra. Me despeço agradecendo sua atenção e lhe desejando saúde e sucesso.

  4. Izabel Terumi Takata @ 17 Jan, 2008 : 20:47
    Oi Luiz Como esse mundo é pequeno, não é mesmo? Eu fui apresentado a v. como namorado da minha amiga Cecilia Shintani ! De lá pra ca, quantos anos se passaram...e agora, lendo o relato da sra. Ishida, descubro que ela é a sua mãe, sogra da Cecilia ! Eu fiquei muito emocionada com o relato da sra. Ishida e depois disso, conversei longamente com a Cecilia e fiquei sabendo de mais detalhes dessa longa trajetoria de Japão para o Brasil, até os dias de hoje... Realmente, v. pode considerar a sua mãe como uma grande heroina e acima de tudo, uma vitoriosa sim. Enfrentar tudo o que enfrentou, num lugar estranho, com gente e costumes estranhos, em condições super precarias e ainda assim, fazer tudo que fez e chegar onde chegou, justas e merecidas são as homenagens que lhe são atribuidas. E parabens a v. também, pelo sucesso familiar e profissional. Tenho acompanhado o sucesso dos seus filhos também, atraves da familia Shintani. A tia Rosinha, principalmente, não cansa de tecer elogios aos sobrinhos. Um grande abraço e felicidades.

  5. Lígia e Luiz Liske @ 21 Jan, 2008 : 19:40
    Ter o Luiz Ishida e a Cecília no rol de nossas amizades é uma honra e um prazer. Conheci o Ishida quando comecei a praticar vôo a vela em Jundiaí, em 1965. Eu já era piloto de avião, mas foi ele que fez o cheque para meu solo de planador. Fui tb seu aluno nos cursos´teóricos, que éramos obrigados a assistir, e sei em primeira mão da qualidade de suas aulas e de seu didatismo. Ele foi testemunha do início do meu namoro com aquela que se tornaria minha mulher. Tivemos a honra de sermos convidados para padrinhos de seu casamento e não por acaso convidamo-los para serem os padrinhos de meu filho Arthur, função que até hoje, 28 anos depois, ainda exercem com uma dedicação, digamos, nipônica. Creio que é preciso ressaltar tb que o casal constitui um par de anfitriões perfeitos e as festas e reuniões que promovem são sempre memoráveis. Parabéns Ishida e Cecília. Continuem a manter o brilho da história de sua família.

  6. Luiz Santilli jr @ 24 Jan, 2008 : 12:31
    Trabalhamos juntos muitos anos na FATEC-SP. O Ishida é um grande companheiro, muito amigo, solidário, participativo e excelente professor de Projeto de Máquinas. Dou-lhe meus parabéns pela sua história de vida, exemplo para todas as gerações! Grande Ishida, abraço apertado com muita saudade!

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados