Conte sua história › Luiz Hideo Ishida › Minha história
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, meu avô ficou seriamente preocupado com a participação japonesa, pois sabia detalhadamente de suas limitações. Retornou ao Japão com minha avó por ordem do governo japonês (Kookansen), deixando aqui restante da família e a recomendação para que nós não retornássemos ao arquipélago.
Fomos saqueados pelos ditos “brasileiros”, que revistavam a casa inteira, rasgando colchões para encontrar algo que comprometesse a segurança nacional. Levaram vários bens, sem deixar nenhum documento de apreensão, o que caracterizava, portanto, o seu roubo. Para evitar maiores problemas, minha mãe picotava e queimava tudo que pudesse revelar a presença de um Oficial da Marinha Imperial, inclusive, jogou na fossa séptica seu sabre e sua espada. Conseguiu guardar somente suas medalhas, diplomas e algumas fotos. Nossa família também foi perseguida e chantageada pelos Shindo-Renmei.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil