Conte sua história › Paulo Soichi Nogami › Minha história
Quando criança e adolescente, eu estudava a língua japonesa. Com a guerra, houve a interrupção. Continuei mantendo interesse, mas não pude mais me dedicar ao idioma, em razão dos estudos curriculares e do exercício da profissão. A chama, entretanto, não havia se apagado. Com 69 anos, ingressei no curso de japonês da Aliança Cultural Brasil-Japão, onde estudei com extrema dedicação por quatro anos seguidos, até concluir o nível intermediário.
Quis conhecer o Japão, quando já tinha perdido meus pais e, portanto, o elo com o país. Com os conhecimentos que tinha adquirido, consegui comunicar-me com um dos primos e parti para lá. Visitei parentes e percorri o país de norte a sul, para ter uma visão global de sua geografia, de sua gente e de suas realizações.
Meu filho e uma das minhas filhas também puderam conhecer o Japão, quando foram contemplados com bolsas de treinamento oferecidos pela JICA, a agência japonesa de cooperação internacional. O contato que eles tiveram com o país, permitiu-lhes não só atualizar e ampliar conhecimentos profissionais, mas, sobretudo, reconhecer e valorizar diferentes aspectos da cultura japonesa.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil