Conte sua história › Paulo Soichi Nogami › Minha história
As minhas origens remontam aos primórdios da chegada de japoneses ao Brasil. Meu avô Saburo Kumabe, descendente direto de um samurai, foi advogado e juiz no Japão. Decidiu vir para o Brasil, entusiasmado com a idéia de iniciar a colonização de terras com imigrantes japoneses. Aqui chegou com toda a família, em 1906, dois anos antes do Kasato Maru, pela rota da Europa. Seus planos não vingaram, diante de inúmeros imprevistos e adversidades. Levou uma existência difícil em São Paulo, no interior fluminense e no Rio de Janeiro. Entretanto, preocupado com a educação dos filhos, lutou com todas as forças para que eles pudessem estudar em boas escolas.
Duas de suas filhas cursaram a então renomada Escola Normal do Distrito Federal. Elas foram as primeiras japonesas a se formarem no Brasil como professoras, assim como foram as primeiras a obterem a cidadania brasileira. Uma delas, Toki, tornar-se-ia a minha mãe. Pouco depois de ter iniciado o magistério, ela foi envolvida em entendimentos com objetivos matrimoniais, no estilo japonês. Viajou para os Estados Unidos, onde se casou, em Los Angeles, com Yutaka Nogami, meu pai. Naquele país, havia uma forte discriminação racial e os orientais não eram benquistos e nem podiam adquirir terras. Em conseqüência, decidiram vir para o Brasil, país livre, para se dedicarem à agricultura. Chegaram em 1922.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil