Conte sua história › Alexandre Nagado › Minha história
Meu avô paterno Chuzo Nagado, na época da Segunda Guerra Mundial, era um dos "derrotistas", pessoas esclarecidas que sabiam da situação do Japão no conflito mundial e se posicionavam contra ele. O Japão era um aliado do nazismo e inimigo do mundo ocidental, incluindo o Brasil, pátria que havia acolhido os imigrantes anos antes. Houve muito conflito e turbulência na época entre os imigrantes. Muitos estavam divididos entre a lealdade à pátria e seus ideais de paz. E havia os assassinos da Shindo Renmei fazendo vítimas, conforme retratado no livro "Corações Sujos", de Fernando Moraes. Meu avô era bem consciente da situação e manifestava publicamente suas opiniões sobre a guerra.
Sua posição contrária à posição do Japão lhe causou muitos desgostos e também quase custou sua vida em uma emboscada a tiros pela Shindo Renmei, mas ele resistiu, sobreviveu e protegeu sua família. Muitos anos depois, já no fim da vida, ele contou-me uma história que poucos imigrantes lembram, muitos não ficaram sabendo e que menos pessoas ainda têm coragem de mencionar.
Logo depois que o Japão declarou rendição após os bombardeios nucleares que sofreu, um impresso da colônia japonesa divulgou que não só o Japão havia vencido a guerra, como também que a moeda dos países derrotados - incluindo a do Brasil - iria perder o valor. Os imigrantes japoneses que tivessem seus cruzeiros deveriam trocar tudo por ienes. Na verdade, era o iene que havia perdido o valor por ser a moeda de um país derrotado. Os que caíram nessa conversa trocaram seu dinheiro por ienes, entregando todas as suas economias para pessoas que estavam espalhando a história falsa sobre a vitória do Japão. O passo seguinte dos iludidos foi fazer as malas e ficar esperando nos portos por navios japoneses que iriam levá-los de volta para seu lar. Uma triste espera que foi dando lugar a um sentimento de desolação e desespero por parte dos que foram descobrindo a verdade.
Foi algo muito triste, com japoneses explorando e enganando outros japoneses, um caso sombrio na história da imigração japonesa no Brasil. Mas que merece ser conhecida e divulgada. Alguns enriqueceram e deixaram fortunas para seus filhos e netos, que talvez nem tenham ficado sabendo da origem dos bens de sua família.
A guerra desperta o pior dos seres humanos e esse caso foi mais um exemplo disso.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil