Conte sua história › Toyoyuki Kaya › Minha história
Eu me aposentei em 01.02.1993, aos 50 anos de idade, após trabalhar por 30 anos no Banestado, onde exerci diversos cargos:
escriturário em Londrina, chefe de serviços em Curitiba, gerente administrativo e gerente de negócios nas agências do Rio de Janeiro, gerente geral em Jataizinho-Pr., e finalmente inspetor de serviços em Curitiba.
Muitos acreditam que a vida de aposentado é suportar e conviver com a ociosidade. Entretanto, no meu caso ela não é verdadeira. Desde o início da minha aposentadoria, estou até acordando e levantando da cama mais cedo e com mais disposição do que na época em que exercia atividade profissional.
Acredito que essa disposição está ligada ao sonho realizado: viver com saúde e em harmonia com a minha família.
Outro sonho realizado era ter um imóvel próprio e continuar residindo na cidade do Rio de Janeiro, na praia da Barra da Tijuca, onde faço a caminhada matinal ou lanço o meu caniço de pesca quando o mar sinaliza que está piscoso. Ainda criança, gostava de acompanhar o meu pai numa pescaria no rio Tibagi que passava perto de Londrina, onde passei a minha infância.
Gosto muito de pedalar: ando de bicicleta na ciclovia da praia por 20 kms., e atualmente, estou usando a bicicleta elétrica que é mais confortável e mais apropriada para a minha idade.
Habitualmente, vou caminhar nos shoppings próximos, observando as movimentações e as novidades apresentadas nas lojas.
Tenho como hobby, o cultivo de bonsai, orquídeas e outras plantas, como o limoeiro, jabuticabeira na varanda do meu apartamento.
Quando a família está reunida nos finais de semanas ou nos feriados, na minha casa,e eu estando inspirado, procuro aperfeiçoar meu outro hobby que é culinária, inventando pratos, como o fruto do mar, o churrasco, sukiyaki, etc. Eles até agora, não reclamaram. Talvez, por educação.
As comemorações de aniversários, procuramos fazê-las nos restaurantes do Bairro.
Não sou muito chegado a viagem longa de avião por ser muito cansativo. Entretanto, no ano de 2008, viajei por 3 semanas a França, China e Japão com a minha mulher. Foi para realizar o meu outro sonho, de um dia, conhecer a terra dos meus pais.
A minha mulher Maria Shitsu, que é muito religiosa, exerce a função de Ministra de Eucaristia na Igreja Sta. Rosa de Lima. Também,
ela coordena a oficina de costura que confeccionam enxovais para recém nascidos, prestando serviços voluntários aos necessitados.
O meu filho Rodolfo, trabalha como publicitário, a profissão que ele gosta e está de casamento marcado com a Raphaella, indicando que está caminhando para completar a sua felicidade.
O meu filho Nilo, alcançou o seu objetivo de ser píloto aviador da Gol e conseguiu formar uma família bem estruturada com a sua esposa Fernanda, sua filha Rafaela e seu enteado Pedro.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil