Conte sua história › Toyoyuki Kaya › Minha história
Como os demais imigrantes japoneses que vieram para o Brasil, vislumbrando proporcionar melhor qualidade de vida à família, eles desembarcaram no Porto de Santos com duas filhas e um filho, todos menores em 22.07.1927, procedente da província de Yamaguti. Também,
acompanhou a família a minha tia Miyako, irmã da minha mãe, a fim de completar o número mínimo necessário para desembarque no Brasil, por exigência da imigração brasileira da época.
Inicialmente, se estabeleceram numa fazenda de café, no município de Piratininga, interior do Estado de São Paulo, trabalhando na manutenção e colheita de café, cuja função era chamada de colono. Posteriormente, mudaram para Promissão (SP), Pompéia (SP) e Londrina (PR).
O sonho de realizar financeiramente e retornar à pátria em alguns anos de trabalho no Brasil foi frustrado, em consequência das diversas dificuldades enfrentadas, destacando-se as seguintes:
01) a crise na cafeicultura;
02) a barreira de idioma;
03) adaptação cultural;
04) o Japão declarou guerra contra os Estados Unidos da América, aliado do Brasil; assim, sofrendo retaliações do governo brasileiro.
Apesar dessas e outras dificuldades encontradas, como frutos de muitos anos de trabalhos e sacrifícios eles conseguiram adquirir uma pequena área de terra em Jacutinga, município de Pompéia e depois em Maravilha, município de Londrina. Essas aquisições foram feitas sem receber benefícios dos movimentos como o atual MST, demonstrando capacidade de superação com muita dignidade.
As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil