Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaToyoyuki Kaya › Minha história

Toyoyuki Kaya

Rio de Janeiro / R.J. - Brasil
82 anos, Bancário/Aposentado

Meus pais: Yassuyo kaya e Moiti Kaya


Como os demais imigrantes japoneses que vieram para o Brasil, vislumbrando proporcionar melhor qualidade de vida à família, eles desembarcaram no Porto de Santos com duas filhas e um filho, todos menores em 22.07.1927, procedente da província de Yamaguti. Também,
acompanhou a família a minha tia Miyako, irmã da minha mãe, a fim de completar o número mínimo necessário para desembarque no Brasil, por exigência da imigração brasileira da época.

Inicialmente, se estabeleceram numa fazenda de café, no município de Piratininga, interior do Estado de São Paulo, trabalhando na manutenção e colheita de café, cuja função era chamada de colono. Posteriormente, mudaram para Promissão (SP), Pompéia (SP) e Londrina (PR).

O sonho de realizar financeiramente e retornar à pátria em alguns anos de trabalho no Brasil foi frustrado, em consequência das diversas dificuldades enfrentadas, destacando-se as seguintes:
01) a crise na cafeicultura;
02) a barreira de idioma;
03) adaptação cultural;
04) o Japão declarou guerra contra os Estados Unidos da América, aliado do Brasil; assim, sofrendo retaliações do governo brasileiro.

Apesar dessas e outras dificuldades encontradas, como frutos de muitos anos de trabalhos e sacrifícios eles conseguiram adquirir uma pequena área de terra em Jacutinga, município de Pompéia e depois em Maravilha, município de Londrina. Essas aquisições foram feitas sem receber benefícios dos movimentos como o atual MST, demonstrando capacidade de superação com muita dignidade.


Enviada em: 17/06/2010 | Última modificação: 17/06/2010
 
« Minha vida de aposentado

 

Comentários

  1. Mario Katsuhiko Kimura @ 9 Mai, 2010 : 14:07
    Caro Sr.Toyoyuki Kaya. Li atentamente as suas duas transcrições (historia de seus pais e relação de seus entes queridos) e nelas constatei que temos historias semelhantes, começando com a grande familia, eu possuo oito irmãos, fui bancário durante 30 anos, meus pais também enfrentaram os caminhos sofridos de imigrantes com sonhos de retornarem ao seu Pais de origem e acabaram fixando-se suas raízes nesta terra, deixando seus descendentes e muitos legados. Residi parte de minha infancia em Londrina PR, onde cursava então o primeiro e segundo grau (1960/1966). Grande abraço.

  2. Eduardo dittmar kaya @ 18 Mai, 2010 : 14:57
    Ola,sou filho do Jorge Noboro Kaya,estamos residindo no japao atualmente.E estou contente por saber q nosso sobrenome e uma raridade,e ate aqui no japao existem muitos japoneses q olham a escrita e me perguntam como se le,e muito hilario.mizurashi miyoji wo minna ni oshirase shite,kansha shimasu,gambate kudasai!

  3. Rodolfo Kaya @ 21 Mai, 2010 : 07:07
    Oi Pai, muito legal você contar um pouco da nossa família, ainda mais em um espaço com tantas outras histórias sobre a imigração Japonesa. Todas essas conquistas e dificuldades, foram fundamentais para nossa formação e de todos os descendentes. Valeu!

  4. Claudia Satiko Kaya @ 5 Ago, 2010 : 15:28
    Ola tio Toyoyuki, sou filha de Jorge Noboro Kaya. Quero parabenizar por este trabalho, pois se trata de uma familia grande e com uma historia muito bonita, assim como as de muitos imigrantes. Gostaria de um dia ter a oportunidade de reunir todos para uma confraternização. Quem sabe um dia , não é mesmo? um abraço..

  5. Toyoyuki Kaya @ 8 Ago, 2010 : 17:39
    Cláudia, fiquei contente por ter gostado do meu pequeno trabalho. Montei árvore genealógica da nossa família, nela você faz parte como todos os descendentes. Caso você interessar por uma cópia, poderei enviar através do e-mail.Para tanto, me mande o seu e-mail; o meu é Toykaya@gmail.com

  6. Ademar K. Yassuda @ 2 Jan, 2011 : 17:08
    Oi Tio. Muito bom este projeto da árvore genealógica da família. O senhor está de parabéns. A semente foi lançada, regada com muito suor e sacríficios. Hoje colhemos os frutos desse empenho familiar. Acrescente na árvore mais um fruto: LARA YUMI SOARES YASSUDA (filha do André). Abraços.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados