Tenho de confessar que enrolei para ver essa série. Talvez porque os argumentos não fossem tão bons. Mas espero aqui conseguir convencer os leitores a verem.
Mina e Lisa é uma série produzida por Helio Ishi, um ex-dekassegui apaixonado por vídeo. Há vários curtas dele na rede. Todos muito interessantes, diga-se de passagem. Dois deles, Cartas e Permanência, falam diretamente sobre a vida e os problemas dos trabalhadores brasileiros no Japão.
Mas o Mina e Lisa é algo mais jovem. Lembrei-me da série Confissões de Adolescente, da rede Cultura. A linguagem ágil ...
Já que falei de talentos da comunidade, preciso comentar sobre um garoto de Toyota. Vitor Moretti apresenta, ao lado de duas amigas, um telejornal chamado Bom Dia Japão. Quem me mostrou um dos vídeos foi minha irmã, e desde então tenho acompanhado o trabalho deles.
O que impressiona é a criatividade e a seriedade com que fazem o trabalho. Eles editam o material, tem trilha sonora, fazem entrevistas e (uma das coisas que mais me impressionou) elaboram os textos e fazem comentários. O trio é show de bola, e o rapaz tem tudo para seguir a carreira de ...
Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.