Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Janela Dekassegui

  BlogsJanela Dekassegui › Bom brasileiro


 

« Mais uma miss

Irmãs super-poderosas »

 
30 Mai, 2008

Bom brasileiro

Ewerthon Tobace

A campanha começou em meados de 2006. Hoje, ainda busca apoio do empresariado brasileiro e japonês para deslanchar. Mas é uma brilhante idéia que deve ser divulgada aos quatro ventos.

Bom Brasileiro (veja o site) é o nome do projeto criado por uma agência brasileira de publicidade no Japão, a eBrazil. Claudio Akiyama é quem comanda a campanha. "Começamos com essa idéia porque queremos elevar a auto-estima do brasileiro, fazer com que ele sinta orgulho de dizer que é do Brasil", explica. A primeira peça publicitária surgiu em meio à uma enxurrada de notícias ruins sobre a comunidade brasileira no Japão. Crimes cometidos por brasileiros eram amplamente divulgadas pela mídia local.

"O fato é que o Japão não está preparado para receber os estrangeiros e isto acaba gerando uma série de problemas de adaptação dessa mão-de-obra que vem de fora", opina Claudio.

A primeira vez que vi uma das peças, a da laranja podre, confesso que achei que a campanha não daria certo. Primeiro porque o público alvo não estava sendo atingido. Ledo engano meu! Acho que essa é uma belíssima idéia e que precisa de mais apoio dos meios de comunicação locais para que o dekassegui resgate o orgulho de dizer que é brasileiro.

Além de elevar a auto-estima, a campanha ajuda a conscientizar o brasileiro dos seus deveres aqui no Japão. Muitos não separam o lixo corretamente e não se importam com os costumes locais. Isso acaba gerando uma série de problemas de choque cultural.

Ninguém gosta de receber uma visita incoveniente. E nós estamos na casa dos outros aqui no Japão, não podemos nos esquecer nunca disso. Não são os japoneses que devem se adaptar à nossa cultura. Pense nisso e faça a sua parte!

 

Postado por Ewerthon Tobace | 5 comentários

Comentários

  1. Paulo (Plurality) @ 30 Mai, 2008 : 22:42
    Acho que você citou o principal problema. Se todos tivessem esse sentimento de estar na casa dos outros, muita coisa seria diferente. O que complica são os brasileiros querendo reproduzir aqui a forma de viver que tinham no Brasil, ignorando completamente a cultura do país que os está acolhendo. Aproveitando pra comentar que adorei a conversa de domingo. Espero a foto. :)

  2. madoka otsuka @ 30 Mai, 2008 : 23:49
    Muito oportuno o projeto criado pela agência, tomara que seja bem divulgado. Educação é o caminho. Educar para conscientizar os brasileiros. Infelizmente a generalização que os japoneses podem ter dos brasileiros é essa mesma da tal ´fruta podre´. E para tirar essa idéia deles é que são elas... bjs e sayonara madoka

  3. Karina Almeida @ 31 Mai, 2008 : 00:41
    já conhecia a campanha e logo que vi gostei da idéia. aliás, adorei. os japoneses não conhecem bem a nossa cultura, o nosso povo e vice-versa. daí, grande parte dos problemas. precisamos de informação para entendermos e respeitarmos o povo japonês e eles também precisam saber mais para nos entender e respeitar. informação, conscientização... também acho que esse é o caminho! torço pelo sucesso da campanha (^_^)v

  4. Mário @ 31 Mai, 2008 : 18:37
    Importantíssimo essa campanha , aliás todas as campanhas que venham no sentido de educar são extremamente importantes. Abraços Amazônicos

  5. jimmy @ 14 Jul, 2008 : 20:41
    acho legal essa campanha, mas porque antes de nos falar dos nossos deveres nao falamos dos nossos direitos.......sempre paguei meus impostos, possuo carteira de motorista ouro, separo o lixo como se deve, pago minhas dividas em dia, ou seja sempre fui o que vcs chamam de bom brasileiro, mas o que tenho visto por ai sao nossos direitos sendo desrespeitados, entao as vezes me pergunto se e justo que tendo tantos deveres, eu tenha tao poucos direitos. E o pior ao invez dos Brasileiros estarem lutando pelos nossos direitos, estao lutando para ajudar os japoneses a cada vez mais nos explorarem no que nos temos de melhor........

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados