Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Cultura Pop

  BlogsCultura Pop › Correria total para o Sana 8!


 

« Toy Art invadiu São Paulo

Arigatô Sana! »

 
5 Jul, 2008

Correria total para o Sana 8!

É gente estou devendo postagens e mais postagens... A verdade é que eu ando correndo pra lá e pra cá porque falta apenas uma semana para mais um Sana 8. Acho que já falei dele aqui...

É um mega evento de anime e mangá que rola na cidade de Fortaleza no Ceará todos os anos e apesar de não haver uma grande quantidade de descendentes de japoneses reúne um público de mais de 30 mil pessoas em três dias de evento (número real sem inventar!). Desde o ano passado que eu ajudo o pessoal de lá a organizar o evento. Arrumo parcerias, faço divulgação e acerto os detalhes dos shows internacionais que acontecem por lá. O mais legal de tudo é que o Sana está crescendo da forma certa sem "maracutaia" nenhuma. Fico muito feliz por isso e a galera lá se orgulha disso também. Tentamos fazer tudo da melhor forma possível e estamos fazendo muitos amigos investidores por conta disso.

Eu não sei se vocês concordam comigo, mas quando eu comecei a gostar de anime e mangá não havia desenhos na tv, não havia mangás nas bancas e as únicas pessoas que curtiam faziam de tudo para divulgar a existência disso para as outras pessoas. Através de amigos eu me lembro de trocar fitas VHS e "olhar" mangás originais alheios. Pois é, no passado era um perrengue e a gente tinha que contar com os fansubbers para ver desenhos legendados em português. E foi daí que surgiram os eventos e cresceram para divulgar os animes e mangás. Não é? Mas e hoje? Hoje já está tudo divulgado. Temos muitos mangás nas bancas e canais que só exibem animes 24 horas por dia. Então para que servem os eventos hoje?

Na minha opinião os eventos hoje servem para destruir tudo aquilo que foi construído. São nesses eventos que a pirataria toma conta rivalizando com o que há de original. Eu tinha um amigo que fez quase 20 mil reais vendendo dvd pirata num evento aqui em São Paulo dito o maior. E é o maior mesmo e talvez seja por isso que deveria dar o exemplo para os outros. E é isso que eu quero que o Sana aos poucos faça. Eu comecei a curtir a cultura japonesa porque gostava de mangás e animes. Os bons eventos também devem evoluir a ponto de dar ao visitante novas idéias... tem que divertir e educar... Eu acho que falta isso. Fiquei pensando outro dia... Se a luta pela divulgação dos animes e mangás no país já não é mais necessária, o que será que poderia ser a base de um novo evento? Aí surgiu uma outra idéia. No Japão os eventos são patrocinados por empresas do ramo e assim tornam-se profissionais, então a gente tem que pensar em algo nesse sentido.

Bom, não sei se já falei pra vocês que trabalho em um portal de internet chamado Virgula, que é de uma das maiores rádios do Brasil, a Jovem Pan. Acho que trabalhando lá todos os dias estou aprendendo sobre como funciona o mercado musical brasileiro e estou tendo um monte de idéias. Conversando com o chefe, que já foi diretor de empresas major de música, estou aos poucos descobrindo quais caminhos devo seguir dentro deste meio musical nacional para divulgar, quem diria, a música japonesa. Nos papos, eu tive uma idéia de como fazer para abrir o mercado brasileiro para este tipo de música. Eu não estou dizendo dos shows que já temos no Brasil e que atraem os fãs, mas me refiro em como fazer para que as pessoas que não são iniciadas no meio da cultura japonesa se interessem pelo assunto. Talvez esse seja também um novo rumo que os eventos devam tomar como forma de divulgação em parceria com as empresas que supostamente deveriam ajudar apoiar e também crescer com estes eventos.

Olha só o vídeo de apresentação do Sana. Ficou bem legal.

Postado por Renato Siqueira | 4 comentários

Comentários

  1. lira @ 9 Jul, 2008 : 22:46
    vendo um produto pirata e um original que custa quatro vezes mais por causa principalmente dos impostos, eu fico pensando quem esta roubando mais, o pirateiro ou o governo! o produto pirata so existe porque pagamos um absurdo de impostos pra tudo em troca de quase nada! essa eh a verdade!

  2. Wagner Nunes @ 16 Jul, 2008 : 22:36
    Renato, disse tudo viu! adoraria ir conhecer o sana. Fui na primeira semana do animefriends 2008 e o que é aquilo. Ridiculo, o pessoal da yamato só quer saber de ganhar dinheiro e naum pensa nos fãs de anime. Preços abusivos, milhares de coisas piratas, muuuita desorganização, higiene zero no local, enganação em relação aos horarios dos onibus da yamato que levariam o pessoal para o metrô. Isso só pra citar algumas coisas. Ta na hora de voltar a surgir eventos para os fãs de animes de verdade!

  3. Kai @ 12 Out, 2008 : 18:56
    O que tem de bom nos eventos hoje e que era impesável antigamente são os shows internacionais. Quem imaginava na virada dos anos 90 pros 2000 que a gente ia ter naqueles eventos moh meio underground, shows com o cantor original de Pegasus Fantasy, Changeman (maskman, chala, soldier dream...), Jiraya (Jiban, Daileon, Os 3 uchuu keijis) e outros. Nos primeiros eventos nem bandas cover tinham direito, o negócio é na base no do yourself nos karaokes mesmo. Isso foi uma evolução. Talvez antigamnete fosse mais gostoso mesmo, o eventos mais low profile, mas os shows foram uma evolução se não tivessem acontecido os eventos naum teriam o tamanho que tem se bobiar até sumiriam. (ir pros eventos sendo mais novo e tendo preocupações "meramente" sociais e olhe lá, tb fazia o evento ser melhor =P)

  4. Kai @ 12 Out, 2008 : 19:01
    Quanto aos piratas... os dvds piratas são babaquice, pq aquilo tem grátis na internete, mas agora, querer fazer com que o cara não baixe as coisas na internete pra comprar o original (caro) é utopia, é até hipocrisia, pq todo mundo baixa tudo na internete... esse tipo de mídia física tá insustentável, eles vão sumir, ou virar uns objetos de colecionador, carões e feitos em séries limitadíssimas ou então os originais vão ter que baratear e perder em qualidade, que na verdade é o que tem acontecido. Pra não venderem produtos pirata é só o organizador do evento controlar (e não é difícil, é só por alguém fiscalizando os caras que compraram espaço no evento pra vender). Como eles não fazem isso siginifica que tão pouco se f***** pra isso (Vou parar por aqui pq daqui a pouco vou ter escrito mais que o post original)

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Renato Siqueira, 29 anos. Começou a se interessar por cultura japonesa quando tinha 13 anos e nunca mais parou. Está terminando o curso de Letras Português e Japonês na USP. Foi para o Japão em 2007 e pretende voltar logo que puder! Curte anime, mangá, games, cinema, J-pop, novelas, tokusatsu, comida e tecnologia japonesas - tudo que faz o Japão ser tão interessante e que chega até nós.
 


Tags

じはんき  アフレコ  スリッパ  ポケモン  100  14  2008  50  8  Abira  aeroporto  Aichi  akihabara  Akihabara  akira  Akito  americano  anime  Anime  Animecon  animesongs  Animinas  anos  Art  Ash  Assassinos  Atae  Atsuicon  automáticas  bambus  bate-papo  bebê  blog  Bonecos  boss  branco  brasil  Brasil  Brasileiro  Brinquedos  café  cagliostro  Cancelado  carioca  Casanova  celebridade  Centenário  Center  Centro  chindogu  cidade  cinema  city  coffee  com  computadores  Con  Cool  Cosplay  cream  Crime  Cruz  cultura  Cultura  Cultural  daisuki  Day  de  dia  do  DS  dsi  dublador  dublagem  DVD  Elle  Emily  Enka  espalnhol  Estranho  estudantes  Family  Fanmix  federal  filme  Fortaleza  Friends  Fuji  Fund  Funk  Gashapon  geeks  Gravure  guarulhos  gueixa  haru  Havaianas  Hayakita  Hayao  Herói  Hibiki  Hikaru  hobby  Hokkaido  Hostess  ice  Idol  ikebukuro  imperiais  Intercâmbio  internet  invasão  japan  Japan  japonês  Japonesa  japoneses  JBC  j-drama  Jero  J-Music  jogo  jones  J-Pop  J-Squad  Ketchum  Koji  Kyabakura  Last  lee  lei  Mai  maluco  manga  Manga  mangá  Máquinas  matsuzawa  Matsuzawa  Mercado  Mix  Miyazaki  momoka  MTV  mulher  Mundo  música  namja  Naruto  nas  natsu  negro  nerd  Neve  nikkei  nintendo  nipo  no  Nobuo  novela  omedetou  Otaku  paginas  Paulo  Penpas  pipoca  pirataria  Pocky  Pokémon  pop  Pudim  Racer  receita  revista  Ricardo  Roberto  sana  Sana  São  Satoshi  Semana  Sempre  Shinjuku  shoyu  Slipper  sonhando  sorvete  Speed  Summit  Surippa  sushis  Tecnologia  Temaki  Tigarah  tokyo  tommy  Totoro  town  Toy  turista  TV  Twitter  Utada  venda  virtual  Wachowski  Wada  WCS  White  World  Yamada  Yuki  yumi  Yumi  北海道  声優  安平  早来町  自動販売機  雪だるま 


Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados