Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Cultura Pop

  BlogsCultura Pop › O Patrono dos Bonecos de Neve - Seiki Shinbo


 

« Como é feita uma dublagem de anime no Japão?

Anime Center Verão neste final de semana »

 
14 Fev, 2008

O Patrono dos Bonecos de Neve - Seiki Shinbo

ハヤキタユキダルマカイ

Agência dos Correios da Cidade de Hayakita em Hokkaido

Fiquei sabendo que o patrono dos bonecos de neve (雪だるま) que vieram para São Paulo apareceu na tv japonesa falando sobre o assunto. Fiquei tomado pela curiosidade e resolvi ir atrás de informações sobre ele. Seiki Shinbo é o diretor geral dos correios da cidade de 早来(Hayakita), hoje parte de 安平(Abira), na região de 北海道(Hokkaido), a segunda maior ilha do Japão conhecida por seus invernos gelados e pela neve abundante nesta época.

Segundo a entrevista que Seiki deu a tv japonesa, quando viajava para o sul do Japão no inverno ele sempre via crianças construindo bonecos, mas com uma neve quase sempre suja. Isso acontece porque nas regiões do sul do Japão costuma nevar pouco e com a poluição e detritos do asfalto a neve se sujava rapidamente, mas isso não impedia a diversão das crianças. Foi assim que ele teve a idéia de usar os serviços dos correios para enviar bonecos de neve branquinhos para outras regiões do arquipélago. A idéia deu muito certo e ele passou a enviar bonecos para o Japão inteiro e ainda por cima deu fama a sua cidade. A agência dos correios onde Seiki trabalha é toda decorada com bonecos de neve (ver foto acima) e sua esposa que sempre o apoiou, mas que veio a falecer cedo, ganhou em sua homenagem uma lápide de pedra com a forma do famoso boneco.

Um dos sonhos de Seiki era o de enviar seus bonecos pelo mundo inteiro e fazê-los chegar até o outro lado do mundo alegrando as crianças que nunca tiveram a oportunidade de ver a neve na vida. Foi assim que ele resolveu desembolsar cerca de 3.500.000 ienes (cerca de 60 mil reais) para o envio de um imenso 雪だるま e de outros 30 pequenos darumazinhos que ficaram expostos na Centro de Intercâmbio Brasil Hokkaido em São Paulo no domingo passado. O evento atraiu cerca de 8 mil pessoas que se divertiram visitado a exposição e brincando com os bonecos de neve. Acho que o senhor Shinbo conseguiu aquilo que queria.

A produção de bonecos no inverno não pára!

No site da agência dos correios da cidade de Hayakita, os japoneses podem encomendar bonecos de neve. O de 3 kilos de neve branquinha custa 4 mil ienes (cerca de 61 reais) e o de 7 kilos custa 5000 mil ienes (cerca de 76 reais). Ainda é possível comprar queijo e milho da região. Para acessar o site é só Clicar Aqui, mas ao menos que você more no Japão acho difícil algum deles chegar por aqui novamente. Acho que ia parar na alfândega e depois de toda a burocracia para poder retirá-lo, certamente já teria derretido.

Dicionário:

雪だるま(Yukidaruma) : O kanji da palavra Yuki (雪)significa neve, enquanto daruma é nome de um boneco típico japones cuja caricatura foi baseada no monge budista Bodhidharma considerado o responsável por levar o conceito de Zen para a China. O boneco Daruma não tem os dois olhos e para fazer um desejo a pessoa precisa pintar um dos olhos do boneco, prometendo a ele que se realizar seu pedido vai pintar o outro olho. Certamente, a palavra Yukidaruma veio de alguma semelhança entre boneco de neve e o Daruma.

Postado por Renato Siqueira | 1 comentário

Comentários

  1. Nádia @ 14 Fev, 2008 : 01:31
    Eu fui!! Muita gente e muita fila... e a neve dos bonecos estava bem dura, quase congelada (mas eu como eu já disse, nunca vi neve em quantidade suficiente para fazer um yukidaruma, logo, não sei se posso dar muita opinião sobre isso..rs). E até eu sair de lá, os yukidarumas pequenos estavam aguentando bem, apesar do calor... Muito legal. E foi um dos eventos mais originais e com mais repercussão na mídia até agora, acho.

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Renato Siqueira, 29 anos. Começou a se interessar por cultura japonesa quando tinha 13 anos e nunca mais parou. Está terminando o curso de Letras Português e Japonês na USP. Foi para o Japão em 2007 e pretende voltar logo que puder! Curte anime, mangá, games, cinema, J-pop, novelas, tokusatsu, comida e tecnologia japonesas - tudo que faz o Japão ser tão interessante e que chega até nós.
 


Tags

じはんき  アフレコ  スリッパ  ポケモン  100  14  2008  50  8  Abira  aeroporto  Aichi  akihabara  Akihabara  akira  Akito  americano  anime  Anime  Animecon  animesongs  Animinas  anos  Art  Ash  Assassinos  Atae  Atsuicon  automáticas  bambus  bate-papo  bebê  blog  Bonecos  boss  branco  brasil  Brasil  Brasileiro  Brinquedos  café  cagliostro  Cancelado  carioca  Casanova  celebridade  Centenário  Center  Centro  chindogu  cidade  cinema  city  coffee  com  computadores  Con  Cool  Cosplay  cream  Crime  Cruz  cultura  Cultura  Cultural  daisuki  Day  de  dia  do  DS  dsi  dublador  dublagem  DVD  Elle  Emily  Enka  espalnhol  Estranho  estudantes  Family  Fanmix  federal  filme  Fortaleza  Friends  Fuji  Fund  Funk  Gashapon  geeks  Gravure  guarulhos  gueixa  haru  Havaianas  Hayakita  Hayao  Herói  Hibiki  Hikaru  hobby  Hokkaido  Hostess  ice  Idol  ikebukuro  imperiais  Intercâmbio  internet  invasão  japan  Japan  japonês  Japonesa  japoneses  JBC  j-drama  Jero  J-Music  jogo  jones  J-Pop  J-Squad  Ketchum  Koji  Kyabakura  Last  lee  lei  Mai  maluco  manga  Manga  mangá  Máquinas  matsuzawa  Matsuzawa  Mercado  Mix  Miyazaki  momoka  MTV  mulher  Mundo  música  namja  Naruto  nas  natsu  negro  nerd  Neve  nikkei  nintendo  nipo  no  Nobuo  novela  omedetou  Otaku  paginas  Paulo  Penpas  pipoca  pirataria  Pocky  Pokémon  pop  Pudim  Racer  receita  revista  Ricardo  Roberto  sana  Sana  São  Satoshi  Semana  Sempre  Shinjuku  shoyu  Slipper  sonhando  sorvete  Speed  Summit  Surippa  sushis  Tecnologia  Temaki  Tigarah  tokyo  tommy  Totoro  town  Toy  turista  TV  Twitter  Utada  venda  virtual  Wachowski  Wada  WCS  White  World  Yamada  Yuki  yumi  Yumi  北海道  声優  安平  早来町  自動販売機  雪だるま 


Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados