Apesar da quantidade de imigrantes japoneses no país, o sumô ainda é um esporte pouco conhecido por aqui e exatamente por isso rodeado de preconceitos e muitas vezes motivo de chacota. Aos olhos ocidentais, a visão daqueles lutadores grandalhões usando apenas uma tanga, que deixa boa parte do traseiro de fora, ainda é algo muito exótico.
Mas na verdade, o sumô é uma rara mistura de religião e esporte. Diz uma lenda japonesa que foi uma luta de sumô entre dois deuses que decidiu a permanência da tribo no território que daria origem ao país ...
Conta uma lenda shintoísta que há milhares de anos atrás houve um combate de sumô entre o deuses Take-mikazuchi e Take-minakata. A vitória de Take-mikazushi possibilitou que a tribo que ele defendia pudesse se estabelecer nas terras que a partir de então deram origem ao Japão.
Com uma origem tão mitológica o sumô tornou-se um esporte único que mistura competição com religião. Os torneios profissionais, que só são realizados no Japão, envolvem uma série de rituais e cerimônias antes dos combates e seus atletas seguem uma r ...
Alexandre Sakai é publicitário. Paulistano, nascido no bairro do Ipiranga, é sansei, neto de japoneses. Adora fuçar livros, revistas e a internet atrás de informações e novidades. Atualmente tem coletado histórias curiosas da comunidade japonesa no Brasil para escrever um livro.