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Aventuras na História, 1/03/2008

Velocidade Máxima

FABIANO ONÇA

Inaugurado no Japão em 1964, o primeiro trem-bala corria a 220 km/h

Durante a reconstrução que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, o Japão esteve diante de um grande problema. O país já tinha uma extensa rede de portos para o transporte de carga, mas seus habitantes não conseguiam viajar com agilidade. A melhor alternativa eram os trens, mas o território não ajudava. Como cerca de 70% do relevo do país é coberto por montanhas, as ferrovias faziam grandes desvios e as composições andavam devagar.

Foi aí que os Japoneses iniciaram sua revolução. Em 1959, começaram as obras do primeiro trecho de uma ferrovia de trens-bala, entre Tóquio e Osaka. Em vez de contornar as serras, as construtoras dinamitaram o interior das montanhas e criaram túneis. A inauguração do primeiro modelo, o Série 0, aconteceu em outubro de 1964. Atualmente, o Japão possui 2 459 quilômetros de linhas de alta velocidade, com modelos de séries como 300, 700 e 800. As Série 0, que entraram para a história como as primeiras do mundo, ainda estão em operação, mas por pouco tempo. Depois de uma bela carreira de 44 anos, elas serão aposentadas em 2008.

trembala

1Luzes e Placas
O Série 0 era sinalizado como os outros tipos de trem, com luzes e placas. Hoje, todos os modelos usam um sistema computadorizado, que recolhe as informações no caminho e as disponibiliza para o maquinista em uma tela

1Estaca Zero
Na hora de construir os primeiros trens de alta velocidade, o Japão fez uma escolha radical. Os trens-bala precisavam de bitolas (como é chamada a distância entre
os trilhos) maiores do que o padrão local.
Ao invés de reformar as linhas, eles fizeram novas vias férreas exclusivas.
1Sem Aperto
Por dentro, os Série 0 tinham duas fileiras de poltronas de cada lado.
As janelas eram pequenas e a decoração, espartana. Alguns dos modelos posteriores, como o Série 700, têm uma decoração mais sofisticada, com materiais feitos à base de bambu, mas o aperto é maior – um dos lados tem três fileiras de poltronas.
1 Rede Eletrificada
O combustível destes trens não é carvão, mas sim eletricidade. Para isso, foi necessário eletrificar a rede ferroviária inteira. Todos os eixos dos carros tinham um motor de tração de 185 quilowatts. Esse padrão se manteve nos modelos posteriores.

1Dentro da Rocha
Antes da invenção deste modelo, os melhores trens japoneses andavam a 100 km/h. Graças aos túneis escavados nas montanhas, passou a ser possível viajar pelo país a 220 km/h. O serviço promete ficar ainda mais veloz. Em viagens experimentais, novos modelos de trens-bala já alcançaram 443 km/h.


0
O Série 800 tem um nariz mais afunilado
Vovô de respeito
Série inspirou até o mais moderno trem em operação.

Os modelos de trem-bala que surgiram nos últimos 40 anos seguem o padrão do Série 0. O mais modernos deles, o Série 800, começou a circular em 2004. Ele não é muito diferente do original. A velocidade ficou maior: hoje são 260 km/h, 40 a mais que o Série 0. O número de vagões também mudou. Originalmente, eram 12 por trem, e agora são apenas seis. Mas a maior diferença ficou por conta do design. O Série 0 tinha um nariz que parecia muito com o avião Douglas DC-8, um jato comercial do fim da década de 50. O modelo mais recente tem um nariz afunilado, que já havia sido usado nos trens da série 300.

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