Reportagens › Teppanyaki de lula
Contigo, 8/05/2008Márcia Pereira
O mês é dedicado à culinária japonesa, em comemoração ao centenário da imigração no Brasil. Esta semana, o chef Reinaldo de Oliveira, do restaurante Sushimar, do Rio de Janeiro, mostra como fazer Teppanyaki (os grelhados japoneses) de lula
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 150 g de lula (inteira)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (café) de pó de peixe
- 150 g de legumes e verduras (de preferência
cenoura, vagem, folhas de repolho branco e
de repolho roxo, brócolis e moyashi)
- 1 xícara (café) de saquê
- 1 xícara (café) de shoyu
Passo 1
Corte os legumes em rodelas e as verduras em tiras. Numa frigideira antiaderente, frite a lula com metade da manteiga derretida, até que doure levemente. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o pó de peixe.
Passo 2
Na mesma frigideira, aqueça o restante da manteiga e refogue os legumes. Junte o saquê e o shoyu. Misture bem. Desligue o fogo. Sirva a lula acompanhada dos legumes.
Tostados orientais
Por Alexandra CorvoA lula apresenta sabor forte e textura marcante. Quando grelhada, fica também com aromas e texturas torradinhos. E esta receita ainda leva shoyu e caldo de peixe, que conferem sabores salgados e também torrados. Os legumes complementam a receita com seus sabores vegetais. Na hora de combinar com vinho, não vale a pena comprar briga. Pode ser um tinto, já que estamos no outono. Uma boa companhia deve ser delicada, não muito forte nem no sabor nem nas texturas. E deve ter aromas mais verdes, de vegetais. A uva pinotage, da África do Sul, produz alguns vinhos com essas características.
Beyerskloof Pinotage 2006
A uva pinotage é elegante e seus vinhos apresentam notas de alecrim e tomilho, que combinam bem com receitas que tenham legumes. Este, do produtor Beyerskloof (a partir de 42,60 reais), tem exatamente essas características. Apresenta corpo médio, boa acidez e frescor, com um finalzinho salgado – que o torna absolutamente delicioso. Beba a 16 ºC.
Visite o site: www.contigo.com.br
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil