Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Reportagens › Música + animes - Lock’n’Loll

Indique para um amigo

Capricho, 13/11/2005

Música + animes - Lock’n’Loll

Katia Calsavara e Ricardo Toscani

Ei, essa música não é dos Cavaleiros do Zodíaco? E essa não é o tema do Jaspion? Conheça a Keys of the Light, a banda que toca música de animes em festival e até em rádio

Ricardo Toscani
Kethelin Cochi (centro), da esq. p/ dir: Daniela Oliveira Agonila, Carlos Semprini, Felipe Rico e Souza, Dalton de Oliveira Rocha e Marcio Paul Kishimoto

Kethelin, do mesmo modo que milhões de fãs no mundo todo, sempre foi maluca por desenhos animados japoneses, os animes. Kethelin, do mesmo modo que milhares de meninas no mundo, ama música e toca violão, bateria, piano e flauta. Mas, pelo que a gente sabe, só Kethelin teve a genial idéia: unir suas duas paixões, montar uma banda e “fazer sucesso” tocando música de animes.

Quando Kethelin Cochi, 25 anos, percebeu que era possível mesmo tocar o som que rola nos desenhos e que tinha ficado legal sua primeira experiência, não teve dúvida: “Eu resolvi criar uma banda que tocasse esse tipo de música, algo que eu nunca tinha visto antes”. Aí, pronto: nasceu o Keys of the Light. E o que a princípio era zoeira virou coisa muito séria, rendeu convites em festivais, chegou a tocar em rádio de rock e gerou outras bandas do, hã, gênero.

Depois que a gente começou a tocar nos festivais, um monte de outras bandas surgiram. “Mas fomos os primeiros”, diz Kethelin.

O lance todo começou porque ela, desde pequena, tem uma facilidade incrível para tirar músicas de ouvido. Se você não está muito ligada no mundo sonoro, tirar uma música de ouvido depende de muita paciência e de um certo talento. É preciso decifrar nota por nota de uma música, juntar todas, tocá-las para checar a sonoridade e escrevê-las em partituras ou mesmo decorar. Já imaginou o trabalho que isso dá? Mas Kethelin foi em frente, notinha por notinha, no piano. “Primeiro eu escrevo a melodia, depois as vozes, depois o baixo, a guitarra e o teclado. Já cheguei a demorar uma semana para terminar de tirar uma música mais detalhada”, conta.

Banda estranha

Para convidar outros músicos para tocar com ela não foi fácil. “Liguei para a baixista, a Daniela, que eu já conhecia, e ela achou bem estranho, mas depois topou. O primeiro guitarrista, que consegui depois de colocar anúncio em uma revista de animes, não deu certo”, conta Kethelin, que é vocalista, flautista e uma espécie de “toca-tudo” da banda. Aos poucos, ela conseguiu reunir outros cinco integrantes. “Confesso que achei o convite bem esquisito. Eu não botava fé que isso poderia dar certo”, fala o tecladista e backing vocal Dalton Rocha, 24.

O objetivo do Keys of the Light, que nasceu na verdade em 2001, é tocar as músicas dos animes de forma que elas fiquem sempre ultraparecidas com as dos episódios. Além de Kethelin e Dalton, Daniela, Felipe, Márcio e Carlão são os músicos que formam a banda. “Levamos uns oito meses para começar a tocar legal. E um ano para o primeiro show”, fala Kethelin.


Ricardo Toscani

Como ela e Dalton, que se conheceram na faculdade de música, sempre iam a convenções de animes, logo apareceram convites para tocar em uma delas. E subir no palco pela primeira vez com esse tipo de música foi diferente: “O povo estava bem curioso. Quando começamos, disseram: ‘Nossa, eles tocam animes mesmo!’”, relembra Dalton. Desde então, o grupo vira e mexe aparece em eventos para os adoradores.

Dalton também é desenhista e dá aulas de desenho de mangás, as HQs japonesas. “Eu sempre fui fascinado pelos olhos grandes deles e também pelo visual todo colorido.” Já a vocalista diz que o que mais chama a atenção dela nos animes é a seqüência: “Tudo tem uma razão de ser. E os personagens, além de bastante sensíveis, prezam muito a determinação”.

“Kaze yo watashi”

Ah, detalhe: como é que fazem para cantar em japonês, já que ninguém na banda sabe falar a língua? Simples: assim como fazem com a música em si, a parte vocal também é repetida sílaba por sílaba, imitando o som que ouvem, sem saber o significado. “A gente precisa ouvir muitas e muitas vezes.” No site deles, o http://www.keysofthelight.com, rolam algumas letras “traduzidas”. Quer um exemplo de verso: “kaze yo watashi wa tachi mukau...”

A Keys of the Light tem cerca de 40 músicas no repertório, incluindo composições próprias e as de desenhos como Jaspion, Sakura, Changeman, Combo Rangers, Pegasus. As principais influências da banda são heavy metal e música clássica, uma mistura que eles chamam de rock erudito. Já gravaram dois CDs, que podem ser encomendados pelo site. Os meninos geralmente se vestem de preto, enquanto Kethelin sempre aparece no palco usando um vestidão, uma túnica, tipo princesa.

Se você gosta de animes, fique de olho nos eventos. É bem provável que você esbarre com o povo do Keys of the Light por lá.

Sucessos do Keys of the Light

Cha-la Head Cha-la - Dragon Ball Z Kyoju Tokusou - tema de Jaspion Catch You - Sakura Card Captors Kiseki no Umi - Record of Loddus Zanaoku - Evangelion Pegasus Fantasy - Cavaleiros do Zodíaco

Outras bandas do estilo rock animes

Gaijin Sentai, Tsunami, Cinders of Fall, Wasabi

Sites legais sobre animes:

home.animespirit.com.br/
www.cai.org.br/
www.animepro.com.br/

Veja o Keys of the Light

A banda tocou no Expoanime Brasil, evento de animes que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro de 2005 no bairro da Liberdade, em São Paulo (www.expoanimebrasil.com.br)

 
 

veja mais

Casamentos nipo-brasileiros adaptam e resgatam tradições dos dois países
Filhos de dekasseguis: educação de mão dupla
Over Moyashi – reinvenções de um Japão inventado e brasileiro
Japão Pop Show
Arte e cultura japonesas
Do Oriente para o campo
De A a Z - 100 legados japoneses
Nipo-brasileiros estão mais presentes no Norte e no Centro-Oeste do Brasil
Tempurá misto
Sushi de salmão, atum e kani

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família


Blog da Redação

Os próximos passos
O ano do centenário está terminando, e este site vai mudar. Convidamos todos a continuarem participando!
Leia mais

Meu Japão

Brasileiros sem-teto
Eu e o Ewerthon escrevemos uma reportagem para a BBC Brasil sobre os brasileiros sem-teto no Japão.
Leia mais

Cultura Pop

Mundo
Os brasileiros estão se adaptando ao Japão. E os japoneses sempre lembram que o Brasil é parte da BRIC.
Leia mais

14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados